JornalCana

Valor bruto de produção da cana subiu 15,3% em 2011

img1693

A cana foi um dos destaques do ranking do VPAF em 2011 (Valor da produção agropecuária e florestal), seguida da carne bovina, madeira de eucalipto, laranja para indústria, carne de frango e café, que perfazem 75,3% do valor total, mantiveram suas posições se comparado ao anterior. O valor da produção da cana-de-açúcar, principal produto da agropecuária paulista, cresceu 15,3% em 2011 e, como em 2009 e 2010, foi resultado do aumento do preço (21,9%), porquanto a produção decresceu 5,5% devido à estiagem, que afetou a produtividade da cultura no Estado de São Paulo. A participação da cana-de-açúcar no valor da produção agropecuária e florestal total do Estado se manteve praticamente no mesmo nível de 2010 (44%). As informações são do Instituto de Economia Agrícola de São Paulo.

Segundo os pesquisadores, no caso específico da cana, o preço médio recebido pelos produtores foi calculado com base no preço médio do período de abril a dezembro de 2011, pago pelas usinas produtoras de açúcar e de álcool do Estado de São Paulo, de acordo com o Conselho de Produtores de Cana-de-açúcar, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo (Consecana-SP), que tem como fonte de dados os preços coletados pela Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana). 

O valor da produção agropecuária e florestal (VPAF) do Estado de São Paulo em 2011 foi estimado em R$59,6 bilhões, o que corresponde a um aumento, em moeda corrente, de 13,6% quando comparado ao anterior. O valor da produção agropecuária (VPA), excluídos os produtos florestais, somou R$54,9 bilhões em 2011, correspondendo a um incremento de 15,1% em comparação com 2010.

Confira artigo completo no:

http://www.iea.sp.gov.br/out/LerTexto.php?codTexto=12349

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram