JornalCana

Vale: demanda pressiona inflação

O presidente da Vale, Roger Agnelli, disse hoje que a demanda por matéria-prima está pressionando a inflação mundial. “Não é a toa que está todo o mundo preocupado com inflação. É uma inflação de demanda que a gente está vivendo”, disse o executivo referindo-se não só ao Brasil, mas a outras regiões importantes economicamente, como China e a Europa. “Nem com todo o investimento, a gente está conseguindo atender a demanda”, declarou, durante a cerimônia de assinatura da abertura de limite de crédito de R$ 7,3 bilhões do Bando Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para apoiar investimentos da Vale.

Agnelli declarou que a companhia está trabalhando no limite da capacidade “e isso não é bom”. De acordo com ele, a Vale está tendo boa vontade dos governos da China e do Japão, entre outros na negociação por financiamentos externos. “Eles apóiam porque precisam da matéria prima”, afirmou.

O plano de investimento da Vale para o período de 2008 a 2012 é de U$ 59 bilhões e o grupo já vinha investindo fortemente nos anos anteriores. “É uma massa de investimento nunca vista por uma empresa de mineração”, disse o presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

Ele declarou que a companhia não vê nenhum problema de demanda nos próximos anos. “O mercado continua muito bom e a gente tem que crescer”, disse. “A demanda vai continuar grande nos próximos anos”, afirmou, citando crescimento em países como China, Índia, Indonésia e Vietnã, entre outros.

Com uma abordagem de longo prazo, Agnelli afirmou que os preços relativos dos minerais, metais e produtos agrícolas “estão mudando”, beneficiando países produtores, como o Brasil, devido ao aumento da demanda. “Antigamente, uma tonelada de açúcar não pagava um almoço em Nova York”, disse.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram