
A bp, empresa global de energia integrada, anuncia a abertura das inscrições para o AFS Global STEM Academies 2026, programa global que oferece bolsas de estudo integrais para jovens de 15 a 17,5 anos com interesse em sustentabilidade, inovação e áreas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática).
A iniciativa é realizada em parceria com a AFS Intercultural Programs, organização global sem fins lucrativos dedicada à aprendizagem intercultural. As candidaturas podem ser feitas até 15 de janeiro de 2026, pelo site AFS Global STEM Academies 2026 – AFS Intercultura Brasil.
O programa foi criado para formar a próxima geração de líderes e agentes de transformação, combinando uma formação virtual de 12 semanas com uma experiência internacional presencial de quatro semanas em um dos destinos previstos para a edição de 2026: China, Egito ou Índia.
Durante a jornada, os jovens aprofundam conhecimentos em sustentabilidade, inovação social e competências globais, além de desenvolverem projetos conectados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).
Para a diretora de Comunicação e Assuntos Externos da bp no Brasil, Simone Guimarães, a iniciativa reforça o compromisso da empresa com a formação de novas lideranças. “Formar jovens líderes conscientes e preparados para atuar em um mundo em constante transformação é fundamental. Ao investirmos em educação de qualidade e promovermos o intercâmbio cultural e científico, reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento de competências essenciais em jovens que podem atuar como agentes de transformação em suas comunidades e no mundo”, avalia a executiva.
Sobre o AFS Global STEM Academies
O AFS Global STEM Academies 2026 tem duração de 16 semanas, divididas em duas etapas complementares:
Etapas do Programa
A primeira etapa compreende formação virtual, com 12 semanas de duração, desenvolvida pelo AFS em parceria com o Centro de Impacto Social da Universidade da Pensilvânia. A fase online inclui conteúdos sobre:
- competências globais e convivência intercultural;
- sustentabilidade e impacto social;
- habilidades STEM;
- atividades práticas e encontros com jovens de mais de 15 países.
- Ao final desse módulo, os estudantes apresentam projetos baseados em desafios reais ligados aos ODS.
Já a segunda fase conta com a imersão internacional, que totaliza quatro semanas de duração. Durante esta etapa os jovens realizam atividades presenciais em um dos países-sede do programa em 2026, que são China, Egito ou Índia, com:
- práticas aplicadas de STEM;
- visitas a iniciativas de sustentabilidade;
- convivência multicultural;
- ações de voluntariado.
Após concluir o programa, todos os participantes recebem o Certificado Avançado em Competência Global para Impacto Social, concedido pela AFS e pelo Centro de Impacto Social da Universidade da Pensilvânia, e passam a integrar a comunidade global de ex-alunos da organização, com acesso a mentoria, networking e novas oportunidades. Desde 2012, mais de 150 brasileiros já passaram pelo programa e, globalmente mais de 1.000 estudantes já foram contemplados neste período.