JornalCana

USP testa carro de passeio usando biodiesel

A USP (Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto) está testando um carro de passeio totalmente movido a biodiesel, feito de óleos vegetais e álcool. O veículo, doado por uma montadora francesa, tem registrado um desempenho similar aos veículos movidos a gasolina, só que com a vantagem de ser menos poluente e 40% mais econômico e tem feito 18 quilômetros por litro.

O biodiesel é produzido a partir de óleo de soja e etanol (álcool feito da cana-de-açúcar), já foi aprovado nos Estados Unidos e na Europa e está sendo testado pela indústria automobilística da França. Além de Ribeirão Preto, produzem o biodiesel cidades como Rio de Janeiro, Curitiba e Fortaleza.

Na USP, em tratores e veículos de carga, os testes com o biodiesel já haviam começado há dois anos. Representantes de montadoras multinacionais não estabelecem um prazo para que os veículos abastecidos com o biodiesel cheguem ao consumidor.

Conforme informou o Jornal Cana no dia 30 do mês passado, o primeiro teste de um veículo de passeio usando biodiesel foi iniciado depois de uma parceria entre a Universidade Federal do Paraná e a empresa Ecomat-Ecológica, do Mato Grosso. A parceria foi realizada para verificar o desempenho do motor abastecido por 80% de diesel e 20% de biodiesel. Segundo o diretor administrativo da empresa, Silvio Rangel, um modelo Golf cedido pela Volkswagen já rodou 30 mil quilômetros.

A intenção do projeto não é viabilizar o uso do biodiesel em carros de passeio, mas apenas verificar qual desempenho que se obtém com o combustível, “já que não acreditamos na fabricação de motores leves para o biodiesel”, afirma Rangel. A Ecomat é considerada a primeira empresa brasileira a produzir em escala o biodiesel etílico no Brasil, com início da produção no ano de 2.000. Atualmente, a empresa tem capacidade instalada para produzir 1,2 milhão de litros de biodiesel/mês, mas ainda limita-se a uma produção de 10 mil litros/mês, destinados a pesquisas, como os testes que continuam sendo feitos na frota urbana de transporte coletivo de Curitiba (PR).

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram