Mercado

USP avalia potencial energético do Oeste Paulista

Os engenheiros da USP (Universidade de São Paulo) Luiz Henrique Alves Pazzini e Ricardo Matos estiveram em Araçatuba esta semana para dar prosseguimento ao levantamento dos recursos energéticos disponíveis no Oeste Paulista.

A pesquisa faz parte do projeto “Novos instrumentos de planejamento energético regional visando o desenvolvimento sustentável”, que está sendo implementado pelo GEPEA (Grupo de Energia do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica da USP) em parceria com a Cooperhidro (Cooperativa do Pólo Hidroviário de Araçatuba – Agência de Desenvolvimento Regional). O projeto tem apoio institucional e financeiro da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Na pesquisa, os engenheiros vão avaliar e dimensionar os recursos energéticos do Oeste Paulista, como o álcool, bagaço de cana-de-açúcar, óleos vegetais (in natura), biodiesel, biogás, gás natural, usinas hidrelétricas, entre outros.

Para o presidente da Cooperhidro, Carlos Antônio Farias de Souza, o levantamento é importante porque apontará o potencial energético da região, o que poderá ser utilizado para atração de investimentos.

Nas últimas quinta e sexta-feira, os engenheiros da USP visitaram a Estação de Compressão do Gasoduto Bolívia/Brasil em Penápolis, a concessionária Gás Brasiliano Distribuidora e as usina de açúcar e álcool Alcoazul, em Araçatuba, e Equipav, em Promissão.

Banner Revistas Mobile