Mercado

Uso sustentavél do solo na agricultura é tema de debate

A importância do uso e manejo sustentável do solo no processo produtivo agropecuário será o tema do Seminário sobre o Dia Nacional da Conservação do Solo, nesta quinta-feira, 14 de abril, no auditório do Ministério da Agricultura, em Brasília. Entre os temas que serão abordados estão o funcionamento biológico do solo, a sustentabilidade de sistemas agrícolas e o plantio direto na palha.

O evento é promovido pelo Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, em homenagem ao dia do solo, comemorado no dia 15 de abril.

O chefe da Divisão de Agricultura Conservacionista, Maurício Carvalho de Oliveira, explica que o solo é a base da produção agropecuária, de fibras e de energia para o país. “Além disso, é um componente essencial dos ecossistemas onde promovemos o nosso desenvolvimento socioeconômico. Por isso, a preocupação para com a sua sustentabilidade”, explica.

Segundo uma das palestrantes, a pesquisadora da Embrapa Cerrados, Ieda de Carvalho Mendes, com o uso de bioindicadores, o produtor pode avaliar se o sistema de manejo que ele utiliza está favorecendo ou desfavorecendo o funcionamento biológico do solo.

Banner Revistas Mobile