Mercado

Uso de etanol no Brasil cresce com novas regras, diz unidade da Louis Dreyfus

Cana: colheita deve melhorar na temporada 20015-2016 (Bloomberg)
Cana: colheita deve melhorar na temporada 20015-2016 (Bloomberg)

Produtores de etanol no Brasil estão sentindo um alívio da queda na demanda e nos Preços com incentivos fiscais e um aumento na quantidade do combustível misturado à gasolina, de acordo com uma unidade da Louis Dreyfus Commodities.

“Estou animado com a perspectiva da demanda por etanol nesse ano”, disse o CEO da Biosev Rui Chammas em uma entrevista por telefone. “O mercado está reagindo a incentivos”.

As vendas de etanol hidratado em postos de gasolina no Brasil subiram 32,6% nos primeiros quatro meses do ano, para 5,47 bilhões de litros (1,44 bilhões de galões), enquanto as vendas de gasolina caíram 3,7% depois de o governo reintroduzir um imposto sobre combustíveis fósseis que havia sido descontinuado em 2012, mostraram dados do regulador.

O consumo também tem aumentado por conta de uma isenção fiscal nas vendas em Minas Gerais, bem como o aumento na mistura obrigatória na gasolina nacional, disse Chammas. A Biosev é a maior produtora de etanol do Brasil depois da Raizen Energia.

A maior parte dos carros do Brasil pode ser abastecida tanto com gasolina quanto com etanol, e normalmente os consumidores escolhem o combustível de melhor custo-benefício.

As fábricas de etanol do país sofreram com pouca demanda nos últimos anos, prejudicadas por uma demanda fraca relacionada a medidas da presidente Dilma Rousseff como limites de preços e isenções fiscais para a gasolina, em esforços de controle da inflação. Apenas 36% dos carros flex do país eram abastecidos com etanol no ano passado, ante 82% em 2009, de acordo com dados da Datagro.

Desde 2001, 49 produtoras foram forçadas a fechar as portas e 67 outras estão sob proteção contra falência, de acordo com um relatório da Unica.

A colheita de cana-de-açúcar da Biosev provavelmente crescerá na temporada de 2015-206, que começou em abril, com melhores condições climáticas depois de anos de seca, disse Chammas. A companhia espera atingir entre 29 milhões e 32 de toneladas nessa temporada, ante 28,3 milhões na anterior.

Fonte: (Bloomberg)

Banner Revistas Mobile