JornalCana

Uso de algoritmos inteligentes em busca da máxima eficiência e rendimento industrial

A utilização de um sistema de otimização em tempo real para alcançar a máxima eficiência e rendimento industrial  no processo de fermentação e destilação de etanol foi o tema das palestras do diretor da Soteica, Nelson Nakamura, no 6º CURSO DE PROCESSOS, FERMENTAÇÃO E PRODUÇÃO DE ETANOL que aconteceu no dia 21 de junho, em Ribeirão Preto.

O S-PAA é um sistema desenvolvido pela Soteica do Brasil Ltda para o gerenciamento e otimização em  tempo real de toda a planta , incluindo todos os setores ligados com a produção do  açúcar ,  álcool e  energia .  A implantação do S-PAA tem propiciado ganhos expressivos na eficiência na operação como um todo, com destaque para a redução do consumo específico de vapor e consequente  maior exportação de energia.

Em sua primeira palestra, intitulada “Algoritmos Inteligentes Aplicados na Fermentação, Nakamura abordou o uso dos algoritmos aplicados no processo de alimentação das dornas de Fermentação.

Na fermentação, o S-PAA controla a alimentação das dornas, faz o seu sequenciamento  e cria condições de trabalho para que o fermento se desenvolva adequadamente , fornecendo continuamente o “alimento” para as leveduras e controlando a temperatura, ph, acidez das dornas . A implantação desta tecnologia tem propiciado um aumento do rendimento fermentativo se comparado com a operação manual, além da redução de custos com insumos químicos.

Na segunda palestra , Nakamura abordou o uso dos algoritmos na operação de colunas de destilação .  Estes algoritmos respondem de forma dinâmica às variações de GL do vinho , às oscilações de vapor de processo  e da  qualidade do álcool produzido .  Atuando na alimentação, retirada e pressão do pé de cada coluna ,  mantém  o  equilíbrio termodinâmico da coluna e garantem a produção do álcool hidratado com o INPM desejado e com alto rendimento.

Mantendo a coluna em equilíbrio temos uma redução na perda na vinhaça e na flegmaça  e  maior produção do etanol, além da  “ redução no consumo de vapor que é mais um dos ganhos proporcionados pelo sistema”, afirmou Nakamura.

“ O uso dos algoritmos inteligente em ambos os casos, na fermentação e na destilação, ajuda a reduzir perdas e aumentar o rendimento”, explica Nakamura .

Os próximos cursos da ProCana Sinatub acontecem nos dias  22 de agosto – 2º USINAS DE ALTA PERFORMANCE AGRÍCOLA e 23 de agosto–  5º CURSO DE DIVERSIFICAÇÃO E MÁXIMO APROVEITAMENTO AGROINDUSTRIAL

Conheça a agenda completa dos eventos técnicos da Procana Sinatub pelo site: www. sinatub.com.br

Mais informações com Thais: +5516 991195368 | thais@procana.com.br

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram