Gestão Administrativa

USO DE ALGORITMOS INTELIGENTES EM BUSCA DA MÁXIMA EFICIÊNCIA E RENDIMENTO INDUSTRIAL

A Quênia pode perder a cota de exportação de açúcar para a União Européia, caso a greve dos transportadores daquele país, que já dura duas semanas, continuar, de acordo com as agências internacionais. Os quenianos têm uma cota de exportação de 11,3 mil toneladas de açúcar para a Europa em 2003, mas nada foi exportado […]

A utilização de um sistema de otimização em tempo real para alcançar a máxima eficiência e rendimento industrial no processo de fermentação e destilação de etanol foi o tema das palestras do diretor da Soteica, Nelson Nakamura, no 6º CURSO DE PROCESSOS, FERMENTAÇÃO E PRODUÇÃO DE ETANOL que aconteceu no dia 21 de junho, em Ribeirão Preto.

O S-PAA é um sistema desenvolvido pela Soteica do Brasil Ltda para o gerenciamento e otimização em tempo real de toda a planta, incluindo todos os setores ligados com a produção do açúcar, álcool e energia.  A implantação do S-PAA tem propiciado ganhos expressivos na eficiência na operação como um todo, com destaque para a redução do consumo específico de vapor e consequente maior exportação de energia.

Em sua primeira palestra, intitulada “Algoritmos Inteligentes Aplicados na Fermentação, Nakamura abordou o uso dos algoritmos aplicados no processo de alimentação das dornas de Fermentação.

Na fermentação, o S-PAA controla a alimentação das dornas, faz o seu sequenciamento e cria condições de trabalho para que o fermento se desenvolva adequadamente, fornecendo continuamente o “alimento” para as leveduras e controlando a temperatura, pH, acidez das dornas. A implantação desta tecnologia tem propiciado um aumento do rendimento fermentativo se comparado com a operação manual, além da redução de custos com insumos químicos.

Na segunda palestra, Nakamura abordou o uso dos algoritmos na operação de colunas de destilação.  Estes algoritmos respondem de forma dinâmica às variações de GL do vinho, às oscilações de vapor de processo e da qualidade do álcool produzido.  Atuando na alimentação, retirada e pressão do pé de cada coluna, mantém o equilíbrio termodinâmico da coluna e garantem a produção do álcool hidratado com o INPM desejado e com alto rendimento.

Mantendo a coluna em equilíbrio temos uma redução na perda na vinhaça e na flegmaça e maior produção do etanol, além de “redução no consumo de vapor que é mais um dos ganhos proporcionados pelo sistema”, afirmou Nakamura.

“O uso dos algoritmos inteligente em ambos os casos, na fermentação e na destilação, ajuda a reduzir perdas e aumentar o rendimento”, explica Nakamura.

Clique e leia a matéria originalmente publicada no site JornalCana.

#RTOUsinas #OtimizacaoEmTempoReal

#RTOLaçoFechado

#SPAA #Soteica #RTOdeVerdade  #GestaoIndustrialAvançada

Banner Revistas Mobile