JornalCana

USJ e Cargill anunciam associação; Usina São João, de Araras, não entra no novo negócio

Mais um grupo brasileiro anuncia sociedade com uma multinacional. Dessa vez foi o Grupo USJ que anunciou hoje a assinatura de acordo para a criação de uma joint-venture no segmento sucroenergético com a Cargill, que contará com a participação de 50% para cada sócio e gestão compartilhada. A nova empresa, que exclui a Usina São João, de Araras (SP), reunirá os ativos industriais do Grupo USJ no Estado de Goiás, representados pelas Usinas São Francisco, em operação desde 2007, na cidade de Quirinópolis, e a Usina Cachoeira Dourada, em construção no mesmo município. Também passará a ser sucessora dos contratos de fornecimento de cana-de-açúcar mantido com produtores da região.

Além de outros aprimoramentos na Usina São Francisco, parte do capital investido pela Cargill será utilizado para a finalização da montagem da Usina Cachoeira Dourada, prevista para operar em 2013. A conclusão da transação, prevista para os próximos meses, está sujeita a aprovação das autoridades regulatórias. O valor da transação não foi revelado. “Nosso objetivo em Goiás sempre foi transformar a região em um pólo de produção sustentável de alimentos e energia renovável, a partir de cana-de-açúcar, desenvolvendo também a cadeia produtiva na região”, ressalta o presidente do Grupo USJ, Hermínio Ometto Neto.

O Grupo USJ contou com assessoria financeira do Banco Votorantim e Banco Itaú BBA. Segundo Hermínio Ometto a parceria com a Cargill significa um importante passo na estratégia de crescimento. A Cargill entrou no setor em 2006, quando comprou 64% do capital da Cevasa, em Patrocínio Paulísta (SP).

Capacidade de produção

Após a conclusão do novo negócio, as duas usinas juntas terão capacidade para moer 7,5 milhões de toneladas por ano, e produzir açúcar e etanol, além de unidade geradora de energia elétrica com capacidade para gerar 120 MWH. Desses, 1/3 será utilizado para atender a própria demanda e o excedente destinado à venda.

“Tratam-se de duas usinas novas, com escala de produção competitiva, em uma região que adota práticas modernas de plantio e colheita 100% mecanizados. O investimento reitera o compromisso da Cargill e a sua confiança na agricultura brasileira”, explica Marcelo Andrade, diretor do negócio açúcar e etanol da Cargill no Brasil, que enfatiza ser esta uma das regiões do país de maior potencial de crescimento para este setor.

A joint-venture representa a união da experiência da Cargill na comercialização de etanol e açúcar, atualmente uma das maiores exportadores desta commodity no mundo, com a experiência de 65 anos do Grupo USJ na indústria sucroenergética.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram