JornalCana

Usineiros concordam em reduzir álcool

Os usineiros concordam em reduzir álcool para R$ 1,05. O acordo foi acertado em reunião realizada na tarde de hoje no Ministério da Agricultura. Apesar de o valor aceito pelos produtores de álcool como teto para o preço do produto ter ficado acima do que pretendia o governo, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, considerou o acordo uma “decisão importante” e de “valor histórico”.

O governo queria o compromisso dos usineiros de redução do preço do álcool para R$ 1, mesmo valor acertado em fevereiro de 2003. Rodrigues disse, porém, que se esse valor fosse corrigido pela inflação do período, que supera 20%, o preço máximo do produto seria muito mais alto.

O ministro informou ainda que o setor privado deu garantias de que o estoque atual é suficiente para abastecer o mercado durante a entressafra e que, se houver necessidade, poderá antecipar para março o início da produção, como forma de garantir o suprimento, mesmo com a rentabilidade mais baixa do que aquela que seria possível a partir de maio.

Governo, usineiros e distribuidores deverão discutir a partir da próxima semana uma proposta para criação de estoques do produto que garantam uma estabilidade maior no mercado evitando variações bruscas de preço na safra e entressafra.

Além de Rodrigues, participaram da reunião os ministros Antonio Palocci (Fazenda), Dilma Rousseff (Casa Civil), o ministro em exercício de Minas e Energia, Nelson Hudner, e representantes do setor privado de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram