JornalCana

Usineiro João Lyra falece após complicações da covid-19

Empresário foi o fundador do Grupo João Lyra

João Lyra (Reprodução Câmara dos Deputados)

O industrial e ex-deputado federal João Lyra, morreu nesta quinta-feira (12), aos 90 anos após complicações da covid-19. Pernambucano, nascido em Recife no dia 17 de junho de 1931, era bacharel em Direito, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Fundador do Grupo João Lyra, um dos maiores grupos do setor sucroenergético do Nordeste, o empresário presidiu a Laginha Agroindústria S/A, a matriz Usina Laginha, o Sindicato da Indústria do Açúcar do Estado de Alagoas e a Associação dos Produtores Independentes de Açúcar e Álcool.

LEIA MAIS > Atvos trabalha na adequação à LGPD

Atuou também na política, tendo exercido dois mandatos como deputado federal, foi senador e candidato a governador de Alagoas.

Lyra foi um dos usineiros mais famosos do país. Em 2014, o grupo que fundou teve falência decretada, dando origem a um processo judicial que se arrasta até os dias atuais.

O ex-deputado vivia recluso na capital alagoana há alguns anos. Ele deixa seis filhos: Guilherme Lyra, Cristina Lyra, Antônio Lyra, Ricardo Lyra; além de Lourdinha Lyra e Thereza Collor, que também atuaram na política.

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram