JornalCana

Usineiro discute potencial de co-geração com Lula

A cúpula da Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar) reuniu-se, na sexta-feira, com o presidente Lula para discutir co-geração de energia a partir do bagaço da cana, conforme antecipou o Valor. Na reunião, os usineiros pediram para o governo afrouxar a concessão de licença ambiental aos projetos de bioeletricidade e ter maior acesso à rede de transmissão.

Dados da Unica mostram que o setor tem condições de abastecer o mercado com até 10 mil Megawatts (equivalente a uma usina de Itaipu) , incluindo os novos projetos de usinas e a palha da cana, que e não é aproveitada no processo. Um grupo de trabalho foi criado para se discutir a precificação da energia a partir da biomassa, informou Marcos Jank, presidente da Unica. As usinas afirmam que os preços praticados nos leilões do governo não compensam os investimentos realizados.

Passada a crise da alta dos preços do álcool em 2003, o setor sucroalcooleiro voltou a ter prestígio com o governo. A reunião com o Lula durou cerca de três horas. Participaram também a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, Luiz Dulci, secretário-geral da Presidência, e representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Do lado das usinas, Maurílio Biagi Filho, do Grupo Moema, André Biagi, da Santelisa Vale, Rubens Ometto, da Cosan, e Homero Arruda, da Copersucar. Biagi Filho tem atuado como porta-voz do setor junto ao governo.

A regulação do mercado de álcool também fez parte das discussões entre o setor e o governo. As usinas temem que o governo tenha um controle maior sobre esse mercado, por meio da Petrobras. Questões trabalhistas e socioambientais também estiveram em pauta. Segundo Jank, o setor estuda como requalificar os trabalhadores do setor que forem excluidos após a mecanização. (MS)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram