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Usinas vão precisar investir US$ 156 bi até 2020, diz Unica

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) projetou que o Brasil terá de investir R$ 156 bilhões na construção de 120 novas usinas de cana até 2020 para conseguir manter sua participação no comércio mundial de açúcar e para atender 50% da frota flex com etanol hidratado.

Atualmente, o Brasil responde por 25% da produção global de açúcar e por 50% das exportações mundiais. “Para manter esse ´share´ e abastecer o mercado interno brasileiro, teremos que produzir mais 15,7 milhões de toneladas da commodity até 2020”, afirmou Jank. Isso significa que as exportações deverão sair das atuais 24,2 milhões de toneladas para 37,4 milhões de toneladas em 2020/21, segundo projeção da entidade.

Do total de R$ 156 bilhões projetado, R$ 110 bilhões seriam aportes na área industrial e R$ 46 bilhões na área agrícola. Com isso, o país sairia de uma moagem de 555 milhões de toneladas de cana na atual safra (2011/12) para 1,2 bilhão de toneladas da matéria-prima em 2020. A projeção da Unica para 2020 é que o caldo de 450 milhões de toneladas de cana seria destinado à produção de etanol hidratado, de forma a atender 50% da frota de veículos flex-fuel – atualmente atende a 36%.

Apesar dessa necessidade de investimento, o próprio Jank reafirma que, antes de crédito, o segmento demanda com urgência, neste momento, desoneração tributária do etanol para torná-lo mais competitivo em relação à gasolina. “Os custos de produção do hidratado estão em R$ 1,15 na usina, livre de impostos. Estão muito próximos da paridade com os preços da gasolina”, informou Jank.

Atualmente, os tributos representam 35% do preço da gasolina e 31% do preço do etanol hidratado. “Essa participação é quase igual, pois o etanol tem rendimento energético 30% menor do que o da gasolina”, diz.

O pleito do setor é para que haja desoneração de PIS e Cofins para o etanol e transparência na política de longo prazo de formação de preços da gasolina. “Recentemente, a incidência da Cide na gasolina C foi reduzida pelo governo e a participação desse imposto no preço caiu de 14% para 2,6%, o que deixou a gasolina ainda mais competitiva”, reclama Jank.

Ontem, a Unica também projetou que a atual safra do Centro-Sul, em finalização, deve ser encerrada com moagem um pouco superior a 490 milhões de toneladas.

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