JornalCana

Usinas vão encerrar a moagem até o dia 20

A exceção do ano passado não será repetida neste ano no que diz respeito ao prazo para fim da moagem da cana nas usinas da região.

Segundo levantamento da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), metade das usinas já parou a produção -a outra metade seguirá, no máximo, até o dia 20.

A mudança está ligada ao clima. Em 2009, o excesso de chuvas atrasou a colheita da cana e, consequentemente, a moagem. Já neste ano, a seca extrema facilitou o corte e antecipou o fim da safra.

Ontem, o grupo São Martinho, que opera a Usina São Martinho, em Pradópolis, e outras duas em São Paulo e Goiás, anunciou o fim da safra com recorde de moagem de 13,1 milhões de toneladas.

De acordo com a direção da empresa, a unidade de Pradópolis bateu, pela segunda vez, o recorde mundial de moagem ao registrar 8,4 milhões de toneladas.

O montante ficou 3,6% acima do registrado no ano passado e representa 64% do total da companhia.

Já na Usina Batatais, a moagem da cana vai até o dia 18, afirmou o proprietário Bernardo Biagi. A expectativa é de que a safra alcance 3,8 milhões de toneladas de cana processada. Somente em dezembro, serão 150 mil toneladas na moagem.

QUEIMA LIBERADA

A queima da palha da cana está liberada durante o dia. Segundo resolução da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, somente as usinas autorizadas poderão atear fogo para facilitar a colheita.

O prazo passou a valer desde ontem e vai vigorar até o começo da próxima safra, prevista para março.

“A queima da palha nesse período não vai atrapalhar as pessoas, porque resta pouca cana e a maioria das usinas na nossa região já faz a colheita mecanizada”, disse o representante da Unica na região, Sérgio Prado.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram