JornalCana

Usinas tem prejuízos com leveduras rugosas na fermentação

Além de tornar lenta a fermentação, leveduras rugosas reduzem o teor alcoólico em torno de 4% e aumentam em 30% o consumo de dispersantes e em 50% o de antiespumantes.

As leveduras rugosas representam um grande desafio para as fermentações de usinas em todo o Brasil e o motivo disto é a falta de infraestrutura e foco na refrigeração das fermentações.

A ORIGEM

Iniciam-se as fermentações com leveduras 100 % LISAS e, a partir do segundo mês de safra, elas começam a se transformar em RUGOSAS, em até 100% caso as temperaturas nas fermentações ultrapassem 34 graus Celsius, pois esta é a primeira causa. A cariotipagem confirma que trata-se da mesma levedura, o mesmo DNA, apenas estressada, tornando-se volumosa, pois seus brotos não se desprendem das mães e a consequência é a diminuição de área útil para que a sacarose seja transformada em etanol.

OS_DESAFIOS_DAS_LEVEDURAS_RUGOSAS_NO_PROCESSO_Josias_docx

O segundo motivo é que as leveduras LISAS se transformam em RUGOSAS dentro do decantador e a causa é que em alguns momentos o caldo passa pelos aquecedores sem sofrer aquecimento no início de safra e nas paradas, haja vista que pelo caldo primário entram aproximadamente 10.000 leveduras no processo. A semente viva já foi lançada e dentro dos decantadores se tornam RUGOSAS.

PREJUÍZO

Quando na fermentação se identifica 100% leveduras RUGOSAS, o consumo de dispersante aumenta 30%, o de antiespumante 50%, o teor alcoólico despenca em torno de 4% e a fermentação fica lenta.

Captura_de_tela_24_09_15_10_50

OS_DESAFIOS_DAS_LEVEDURAS_RUGOSAS_NO_PROCESSO_Josias_docx_1

OS_DESAFIOS_DAS_LEVEDURAS_RUGOSAS_NO_PROCESSO_Josias_docx_2

Elaboramos uma competição entre LISAS e RUGOSAS, com o mesmo DNA, e foi interessante o resultado, o que se copia para a prática:

laboratorio

Experimento feito em nosso laboratório que mostra a grande vantagem em se trabalhar com leveduras células soltas. Injetamos na fermentação comparativa de hora em hora no HPLC (LPT significa Leveduras do Processo Transformadas = lisas = células soltas)

OS_DESAFIOS_DAS_LEVEDURAS_RUGOSAS_NO_PROCESSO_Josias_docx

Captura_de_tela_24_09_15_11_05

RETRATO DO PROBLEMA

É justamente numa crise econômica como a que estamos passando que podemos dizer que “os detalhes é que fazem a diferença”, tendo em vista que 1% no Rendimento Fermentativo representa 1% na produção de etanol. E se é possível conseguir 92% de Rendimento porque se contentar com 91%?

Colocando em números, numa usina que produz um milhão de litros por dia, a presença das leveduras rugosas pode ocasionar uma perda entre 10 mil e 40 mil litros por dia.

A SOLUÇÃO DESENVOLVIDA

Focada na solução para o desafio representado pelas leveduras rugosas, a MSBIO descobriu que o mais eficiente procedimento é selecionar as mais produtivas e predominantes cepas de leveduras lisas presentes na própria fermentação, e reintroduzi-las no próprio processo. Neste sentido, a MSBIO desenvolveu uma metodologia exclusiva que faz o processo inverso, transformando as leveduras Rugosas em Lisas para reinserção no processo.

Por fim, focar pelo menos uma vez por semana no controle de qual a porcentagem de leveduras rugosas na fermentação e tomar as medidas de correção, é um passo importante para entendermos e compreendermos o quanto algo aparentemente pequeno pode ter um grande impacto econômico para a usina!

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram