Mercado

Usinas se unem e criam grupo de informática

Com o objetivo de trocar experiências e solucionar problemas técnicos comuns, 15 usinas e destilarias se uniram e formaram o Grupo das Áreas de Tecnologia das Usinas de Açúcar e Álcool (GATUA). A primeira reunião do grupo ocorreu no último dia 17 de março na Usina Açúcar Guarani , unidade Cruz Alta, em Olímpia.

Segundo o recém-nomeado coordenador do GATUA, Carlos Alberto Rodrigues de Barros, que atua como gerente de informática da Açúcar Guarani, aderiram ao grupo as usinas: Açúcar Guarani, Grupo Cosan, Grupo Petribu, Usina São Domingos, Usina São Carlos, Usina Catanduva, Usina Ruette , Usina Santa Cruz, Grupo José Pessoa, Companhia Energética Santa Elisa, Usina São João, Usina Moreno, Usina Batatais, Destilaria Pioneiros e Usina da Pedra.

“Essa é uma iniciativa exemplar, pois finalmente as empresas estão dissociando a parte política e empresarial da parte tecnológica. Trocando experiências com as áreas de informática de outras empresas, podemos ajudar um colega a enfrentar um problema pelo qual já passamos assim como evitamos e solucionamos problemas que poderiam acontecer em nossa empresa e já foram superados em outras empresas”, comenta Cláudio Penna, Diretor Administrativo do Grupo Petribu, de Pernambuco, que neste ano inaugura sua mais nova unidade no município de Sebastianópolis do Sul.

A idéia de criar o grupo surgiu no ano passado, quando Barros apresentou a proposta à diretoria da Açúcar Guarani, que comprou a idéia. “Então fomos entrando em contato com o pessoal que conhecíamos e espalhando a idéia. Fui me animando ao ver que todos aderiam imediatamente. O resultado foi bom e ainda pode melhorar, afinal, são mais de 200 empresas que atuam no setor sucroalcooleiro no país”, destaca o coordenador do GATUA.

A meta do grupo agora é criar um site e um grupo de e-mails para a troca de experiências durante o período que intercala as reuniões dos associados, que deve ocorrer a cada dois meses.

A próxima reunião do GATUA será em Piracicaba, no dia 12 de maio próximo, nas instalações do Grupo Cosan. O GATUA está aberto a novas adesões, os interessados em participar podem entrar em contato com o coordenador Carlos Alberto Barros pelo e-mail: [email protected].

Banner Revistas Mobile