JornalCana

Com preços do açúcar em baixa, usinas priorizam etanol

Segundo uma pesquisa do JornalCana, os preços baixos praticados no mercado atualmente levam as usinas a priorizar a fabricação de etanol. A Usina Miriri é uma das unidades que parou de fabricar o produto já há duas safras, devido os preços baixos. O diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, explica justamente que essa redução na produção de açúcar reflete a menor moagem na quinzena e o fato das usinas terem priorizado a fabricação de etanol. “As condições de demanda e os preços vigentes têm gerado incentivos econômicos à produção do biocombustível em detrimento ao açúcar”, acrescentou.

O boletim de produção da Unica apontou uma preferência pelo etanol e queda significativa na produção de açúcar na primeira quinzena de setembro.  A quantidade fabricada atingiu 2,5 milhões de toneladas no período, ante 3,02 milhões de toneladas apuradas na quinzena anterior (queda de 17,09%) e 2,98 milhões de toneladas registradas no mesmo período da safra 2013/2014, com uma retração de 15,92%.

Na primeira metade de setembro a proporção de matéria-prima destinada à fabricação de açúcar totalizou 43,99%, expressivo recuo em relação aos 45,22% observados na quinzena passada e aos 49,28% verificados no mesmo período de 2013.

A queda no ritmo de produção de açúcar também pode ser observada a partir do rendimento industrial mensurado em quilos de açúcar por tonelada de cana-de-açúcar processada. Na primeira quinzena de setembro, esse índice apresentou queda de 9,17% no comparativo com o valor registrado em igual período do último ano: 62,75 kg de açúcar por tonelada de cana, contra 69,08 kg contabilizados em 2013, segundo a entidade. No acumulado desde o início da safra 2014/2015, a produção de açúcar alcançou 23,43 milhões de toneladas, enquanto a fabricação de etanol somou 18,11 bilhões de litros, com crescimento de 4,82% sobre o volume observado no mesmo período de 2013.

Já a produção de etanol alcançou 1,96 bilhão de litros nos primeiros 15 dias de setembro, ante 1,88 bilhão de litros apurados em igual período do último ano. Deste montante, 773,43 milhões de litros referem-se ao etanol anidro e 1,19 bilhão de litros ao etanol hidratado.

Para o diretor da Unica, a quantidade produzida até o momento não reflete a expectativa de menor oferta de cana-de-açúcar para essa safra, mas nos próximos meses, com o término antecipado da safra em várias regiões, o impacto da seca sobre a produção ficará mais evidente.

 

2011-08-04 Tanque Etanol Alcool Adecoagro Mato Grosso Sul (4)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram