JornalCana

Usinas paulistas e de grande porte são mais eficientes, diz estudo

img3666

Reunindo 355 usinas de todo o país, a USP (Universidade de São Paulo), realizou um estudo que apontou as unidades localizadas no estado de São Paulo e com moagem acima de 2,5 milhões de toneladas por safra como mais eficientes do país. O trabalho utilizou um modelo econômico chamado “Análise Evolutiva de Dados”, além de comparar as unidades e identificar as onze usinas mais eficientes do Brasil. Do total, segundo o estudo, oito estão situadas em território paulista.

Quanto ao porte das agroindústrias, o estudo sugere que as grandes usinas são proporcionalmente mais eficientes que agroindústrias pequenas e de médio porte. Dentre as onze melhores usinas cinco são consideradas de grande porte.

Para os realizados, este é um número relevante, uma vez que as indústrias de maior porte representam menos de 20% do total de usinas no país. Dentre as 60 usinas de grande porte do Brasil 8,5% entraram no grupo das mais eficientes, já no universo das usinas de porte médio e pequeno porte esse percentual é de apenas 1,2% e 3%, respectivamente.

O estudo foi desenvolvido por Fábio Vogelaar Carlucci dentro do Programa de Pós-Graduação em Economia na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, sob orientação do professor Alexandre Pereira Salgado Júnior.

O estudo também levantou que existem em outros estados como Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, condições de clima e solo equivalentes às encontradas no estado de São Paulo, sugerindo aos investidores que busquem essas oportunidades.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram