Mercado

Usinas no Paquistão atrasam a moagem

Usinas no Paquistão atrasam a moagem

Representantes da Associação das Usinas de Açúcar do Paquistão sinalizam a possibilidade de atraso no início da moagem desta nova safra devidos aos elevados estoques da commodity no mercado interno e os baixos incentivos do governo às exportações.

Para Iskander Khan, representante da associação, as usinas não estão aptas a iniciarem as atividades sem auxílio do governo para a exportação e revisão do preço fixado para o quilo da cana-de-açúcar, muito elevado para a indústria.

A associação propôs ao governo um subsídio às exportações do açúcar como auxilio financeiro, a proposta fora similar ao cenário indiano, pagamento de 55 dólares pela tonelada exportada, porém não há sinalização de acordo.  “Não podemos exportar um único contêiner sem negociar incentivos, os preços internacionais do açúcar estão muito abaixo de nossos custos de produção”, explica Khan.

Com esta gestão o governo paquistanês beneficia outros países, como a Índia, que comercializou 1,5 milhões de toneladas no mercado internacional. A safra no Paquistão começou na última semana de outubro com estoque de igual número, para a safra 2014/15 são estimadas 5,7 milhões e consumo doméstico de 4,2 milhões, oportunidade para negociar o excedente caso as elevadas taxas fossem retiradas.

Banner Revistas Mobile