A Usina São José da Estiva passou por Auditoria de Recertificação ISO 9001:2015 entre os dias 05 e 09 de agosto, pela auditora Sandra Ferraz, do Organismo Certificador Bureau Veritas. Em cinco dias, foram verificados todos os setores ligados ao escopo da ISO 9001:2015, que é o de Produção de açúcar e etanol.
“Em todos eles a auditora destacou como pontos fortes a transparência dos auditados e o conhecimento e conscientização dos colaboradores nas atribuições ligadas a eles”, revela Carla Melo, encarregada de Sistema de Gestão Integrado (SGI).
Segundo Carla, outro ponto destacado foi o tempo de casa dos colaboradores entrevistados. “Muitos anos de trabalho na empresa permitiram que mostrassem de forma natural e leve suas atividades, devidamente documentadas em instruções de trabalho e/ou em sistemas”, explicou Carla.
Um dos colaboradores auditados foi José Cláudio Gomes, operador de Centrífuga de Vinho, que disse sentir-se “privilegiado e lisonjeado” por ter sido parte do processo. “Foi um novo aprendizado e um privilégio, especialmente pelo porte desta auditoria, que recertifica a Usina Estiva, e reconhece seu tamanho, seriedade e representatividade no mercado”, apontou.
Carla lembra que este envolvimento foi fundamental para o resultado obtido. “A trilha que um auditor segue na Auditoria é crucial para o bom andamento dela. E a trilha que a auditora seguiu permitiu que os auditados, inclusive eu, pudéssemos mostrar e evidenciar de maneira tranquila que o sistema de gestão da qualidade da Usina São José da Estiva é robusto, maduro e eficaz”, comentou.
O resultado final, após cumprir todas as etapas dentro do prazo estipulado, sem nenhuma “não conformidade”, foi a recertificação. “Estive na empresa há doze anos e posso notar uma evolução significativa do sistema. Parabenizo a todos os envolvidos nesta organização”, disse Sandra.
Para Jéssica Crepaldi, analista de Gestão da Qualidade, o processo de recertificação, foi conduzido com leveza e precisão, abrangendo todos os aspectos da Norma. “A auditoria confirmou a eficácia dos nossos processos e o compromisso da equipe, resultando em uma recertificação bem-sucedida que reforça nosso compromisso com a excelência e a melhoria contínua”, afirmou.
Marco Antônio Cardoso de Toledo, gerente de Divisão Industrial, considera que a recertificação na norma ISO 9001:2015 mostrou que o programa, iniciado há tantos anos, continua maduro e atualizado, conferindo robustez à nossa Gestão da Qualidade. “Na esteira da certificação na norma FSSC 22000, reforçamos nosso time que, mais uma vez, se mostrou competente no enfrentamento destes desafios. Também a equipe operacional deixou claro que a qualidade está inserida em nossa cultura. Parabéns a todos os envolvidos”, finalizou.