Usinas

Usina Caeté visita estação de melhoramento genético da Ridesa

O objetivo da visita foi conhecer os processos e as etapas do melhoramento genético da cana-de-açúcar desenvolvido pela Rede

Usina Caeté visita estação de melhoramento genético da Ridesa

Colaboradores do setor agrícola da Usina Caeté realizaram na última terça-feira (4) uma visita técnica à Estação de Floração e Cruzamentos Serra do Ouro, em Murici, localizado na Zona da Mata de Alagoas. O objetivo da visita foi conhecer os processos e as etapas do melhoramento genético da cana-de-açúcar desenvolvido pela Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético – Ridesa.

Durante a visita, os representantes da Usina Caeté tiveram a oportunidade de observar de perto as técnicas de cruzamento e seleção de variedades de cana-de-açúcar, que visam aumentar a produtividade e resistência das plantas. A equipe foi recebida pelos pesquisadores da Ridesa, que apresentaram as inovações e resultados das pesquisas realizadas no local.

A Estação de Floração e Cruzamentos Serra do Ouro possui uma área de 32 hectares. Com localização e clima privilegiados para o florescimento natural e profuso da cana-de-açúcar, o banco de germoplasma [estrutura que armazena o material genético de uma espécie e que pode ser transmitida de uma geração para outra] conta com uma série de hibridações.

O supervisor agrícola Eraldo Barros destacou a importância dos conhecimentos adquiridos nesse dia de campo. “É fundamental estabelecer um diálogo constante com os centros de pesquisa, pois as informações e as técnicas observadas podem ser implementadas nas operações da Usina Caeté. Outro aspecto importante é o alinhamento das tendências de inovação e desenvolvimento tecnológico, com foco em produtividade e sustentabilidade”.

A visita foi acompanhada pelo gerente agrícola Rafael Bonfim, pelo engenheiro agrônomo Vinícius Gomes, pelos supervisores agrícolas Jand Pedrosa, Carlos Alberto Oliveira e Carlos Humberto da Silva, pelos coordenadores agrícolas Marcelo Soares e Geime Victor, pelo coordenador Fornecedor Cana Manoel Messias dos Santos, pelo coordenador de Pesquisa e Controle Biológico, João José de Oliveira e pelo líder agrícola José Paulo dos Santos.

Banner Revistas Mobile