Usinas

Raízen antecipa campanha de prevenção contra incêndios em canaviais para enfrentar desafios climáticos

Investimento na prevenção chega a R$ 164 milhões

Raízen antecipa campanha de prevenção contra incêndios em canaviais para enfrentar desafios climáticos

A Raízen anuncia o lançamento antecipado de sua campanha anual de conscientização e prevenção contra incêndios em canaviais. Sob a onda de calor que bloqueia a chegada das chuvas e amplifica o risco de incêndios, a empresa intensifica seus esforços para proteger suas plantações, os colaboradores, fornecedores e, claro, as comunidades locais.

A campanha, que tem como mote “Quem ama a terra não chama o fogo”, já faz parte do calendário anual da Raízen, e assume uma importância ainda maior diante das condições climáticas desafiadoras. Com investimentos significativos em pessoas, tecnologias e equipamentos, a empresa reforça seu compromisso com a segurança e a sustentabilidade em suas operações agrícolas. 

“A prevenção contra incêndios em nossos canaviais é uma prioridade para nós. Estamos comprometidos em investir em tecnologias de ponta e em capacitar nossos colaboradores para enfrentar os desafios climáticos que enfrentamos a cada ano”, afirma Ricardo Giacomello, diretor de Operações Agrícolas.

Como parte do compromisso da Raízen com a prevenção de incêndios em seus canaviais, os números apresentados pela companhia na safra de 23’24 foram significativos. Com uma frota composta por 354 veículos de brigada, que incluem caminhões pipas e Veículos de Intervenção Rápida (VIR), além de um contingente de 829 brigadistas dedicados ao combate ao incêndio e 2368 profissionais treinados, a empresa garante uma resposta ágil e eficaz diante de qualquer eventualidade.

Há também um monitoramento de 1 milhão de hectares de cana-de-açúcar, reforçando o compromisso da companhia com a segurança de suas operações agrícolas. Já o investimento feito em pessoas, tecnologias e equipamentos foi de R$164,91 milhões, evidenciando a priorização da companhia em promover práticas sustentáveis e seguras em todas as etapas de sua cadeia produtiva.

“Acreditamos que é nossa responsabilidade proteger nossos colaboradores, nossas comunidades e o meio ambiente. Estamos comprometidos em continuar aprimorando nossas práticas e investindo em soluções inovadoras para garantir a segurança e a sustentabilidade de nossas operações”, reforça Ricardo. Além disso, a Raízen revela investimentos específicos em tecnologias de detecção de incêndios por satélite e câmeras, assim como a renovação de 20% da frota de pipas da brigada de incêndio, com a implementação de kits de multiespumas, que são soluções no combate a incêndios em lavouras e maquinário, e automatização de caminhões.

A empresa destaca ainda a evolução positiva no volume de cana queimada em suas operações agrícolas, demonstrando seu compromisso com a sustentabilidade e a redução de impactos ambientais. Essa evolução é respaldada pelo incremento significativo do TCH (Toneladas de Cana por Hectare) de cana queimada, evidenciando a eficácia das práticas preventivas implementadas pela Raízen.

Sobre a Central de Integração Agroindustrial (CIA), a Raízen destaca sua importância na padronização do monitoramento e programação das operações agrícolas, contribuindo para uma visão completa e centralizada de todas as atividades da empresa. A companhia reitera seu compromisso com a segurança, a sustentabilidade e o bem-estar das comunidades onde opera, reforçando sua posição como líder no setor de energia renovável.

Em situações de urgência relacionadas a incêndios, é fundamental acionar os serviços de emergência adequados. Para incidentes envolvendo incêndios em canaviais, deve-se contatar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou acessar a Central contra Incêndios da Raízen por meio do número 0800 770 22 33. Este serviço está disponível para colaboradores, comunidades locais, fornecedores, parceiros, associações e qualquer pessoa que identificar um incêndio em áreas de plantio de cana-de-açúcar.

Banner Revistas Mobile