Usinas

Projeto de iniciação científica é avaliado pela Alcoolvale e Unesp

O contrato de prestação de serviços foi firmado há 20 anos e vem sendo renovado consecutivamente entre a empresa e a Fepisa

Projeto de iniciação científica é avaliado pela Alcoolvale e Unesp

Representantes da Alcoolvale e da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Campus de Ilha Solteira – SP, estiveram reunidos para avaliar os resultados do projeto de iniciação científica realizado em parceria pelas duas organizações. A análise foi positiva de ambas as partes.

O contrato de prestação de serviços foi firmado há 20 anos e vem sendo renovado consecutivamente entre a empresa e a Fundação de Ensino, Pesquisa e Extensão de Ilha Solteira (Fepisa). O documento prevê o estudo da utilização de técnicas de manejo da fertilidade do solo, manejo varietal e desenvolvimento ou adaptação de tecnologias agrícolas, visando incrementos da produtividade e longevidade da cana-de-açúcar plantada e manejada pela usina.

Neste mês, alunos do curso de Engenharia Agronômica estiveram na Alcoolvale realizando trabalho de campo. A ação contou com nove estudantes e teve como objetivo avaliar as misturas da vinhaça e adubos nitrogenados, medindo assim, as possíveis perdas do nitrogênio, através do método de volatilização.

Desde 2004, a Alcoolvale tem convênio firmado com a Unesp. Ao longo de duas décadas, foram qualificados mais de 44 alunos do curso de agronomia. Além de contribuir com a formação dos universitários, o objetivo do programa é avaliar tecnologias adequadas para melhorar o cultivo de cana-de-açúcar nas áreas de arrendamento, sendo que mais de 80% dos ambientes de produção são restritivos por causa do bioma Cerrado e de pastagens degradadas.

Os responsáveis pela pesquisa da Unesp são os professores Francisco M. Fernandes e Antônio César Bolonhezi. Por parte da Alcoolvale, o projeto foi acompanhado pelo diretor Rogério Nogueira Alves, pelos gerentes Agrícola Ricardo Oliveira de Paula, com auxílio dos supervisores Edson Belisário Teixeira e Tiago Batista de Souza.

“Por meio da parceria com a Unesp, a Alcoolvale traz cada vez mais melhorias e sustentabilidade para o campo, além de preparar e qualificar os alunos e os colaboradores”, conclui a usina.

Banner Revistas Mobile