A Delta Sucroenergia realiza, anualmente, o monitoramento de fauna em suas áreas de influência. A ação ocorre nas fazendas da região de sua atuação e abrange os municípios de Uberaba, Delta, Conceição das Alagoas, Conquista e Água Comprida. O último ocorreu de agosto de 2023 a maio de 2024, cobrindo os períodos seco e chuvoso, representando as estações do ano.
Essa ação visa monitorar espécies de quatro grupos de fauna: aves, mamíferos, peixes e répteis/anfíbios localizados em pontos de vegetação nativa da região. Além do monitoramento, o estudo busca avaliar se as atividades da companhia causam algum tipo de consequência no ecossistema.
Para a identificação das espécies, são usados três métodos: registros fotográficos, por meio de câmeras instaladas em pontos estratégicos; busca por vestígios, como pegadas, tocas, ninhos, entre outros; e observação ou avistamento.
Na região da unidade de Delta, foram identificadas 178 espécies de aves, 50 espécies de peixes, 35 espécies de anfíbios/répteis e 22 espécies de mamíferos. Na região da unidade Volta Grande, foram identificadas 130 espécies de aves, 52 espécies de peixes, 33 espécies de anfíbios/répteis e 14 espécies de mamíferos.
A realização do monitoramento de fauna é extremamente importante, pois, além de identificar as espécies que habitam a região, serve como um indicador da ausência de impactos negativos das atividades da companhia nos ecossistemas, evidenciado pela quantidade de espécies identificadas durante as campanhas de campo.
“Ações como esta reforçam ainda mais o compromisso da Delta Sucroenergia na preservação e manutenção dos ecossistemas onde suas atividades estão inseridas. Afinal, a natureza é nossa casa, e é nosso dever mantê-la e cuidar dela”, conclui a direção da empresa.