Usinas

IFC investe na Companhia Melhoramentos Norte do Paraná para impulsionar energia renovável no Brasil

Aporte de R$ 250 milhões fortalecerá práticas sustentáveis e ampliará capacidade de produção da usina Vale do Paraná

DCIM774GOPRO
DCIM774GOPRO

A International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, anunciou um novo investimento na Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, O objetivo é reforçar o mercado de energia limpa e renovável no Brasil, promovendo a gestão sustentável de terras e fomentando investimentos verdes, alinhados às metas climáticas do país.

O financiamento de R$ 250 milhões concedido pela IFC permitirá que a Melhoramentos adote práticas agrícolas inovadoras na renovação de suas lavouras de cana-de-açúcar, visando mitigar os riscos climáticos e aumentar a produtividade do solo. Além disso, o capital será direcionado para ampliar a capacidade da Usina Vale do Paraná, fortalecendo a produção de bioenergia.

A IFC não apenas fornecerá um empréstimo de longo prazo em moeda local, mas também atuará no fortalecimento das práticas ambientais e sociais da Melhoramentos, guiando a empresa na implementação dos Padrões de Desempenho Socioambientais da IFC. Um dos focos será o desenvolvimento de um sistema integrado de gestão ambiental e social, crucial para assegurar a sustentabilidade do projeto.

Segundo a empresa, investimento se justifica visto que o Brasil, que é o segundo maior produtor de etanol do mundo, representou 26% da produção global em 2022, e se destaca pela eficiência na produção de açúcar e etanol graças às suas condições favoráveis de clima e solo. “Este setor desempenha um papel vital nas metas climáticas do Brasil, contribuindo significativamente para a geração de energia a partir de biomassa e para a diversificação da matriz energética nacional”, alega.

“Desde os primeiros passos na década de 1920, além do empreendedorismo, nossa trajetória tem sido marcada pela coragem de mudar, pela ousadia em inovar e pela dedicação em construir um futuro melhor, mais sustentável e justo. A ética e a sustentabilidade sempre foram um dos pilares fundamentais para nós. Encontramos na IFC um grande parceiro para seguirmos nesse caminho,” afirma Gastão Mesquita, Diretor Presidente da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná.

Manuel Reyes-Retana, Diretor Regional da IFC para América Latina, destacou a importância do investimento: “Este aporte na Melhoramentos contribuirá para aumentar a produção de energia renovável e as vendas de biocombustíveis sustentáveis no Brasil, fundamentais para mitigar os impactos climáticos e alinhar os investimentos privados às metas de adaptação e resiliência do país. Esperamos que este projeto não apenas fortaleça a segurança energética do Brasil, mas também enfatize a importância de diversificar as fontes de energia”.

De acordo com ele, a IFC tem sido uma parceira estratégica de diversos produtores brasileiros de açúcar e etanol, desempenhando um papel fundamental ao ajudar as empresas a enfrentar desafios macroeconômicos. A instituição tem promovido investimentos para expandir a capacidade de moagem, cogeração de eletricidade, plantio de cana-de-açúcar e produção de biogás, além de incentivar a adoção de melhores práticas ambientais e sociais, sublinhando a importância da sustentabilidade para o setor.