Usinas

Delta Sucroenergia promove campanha de prevenção a incêndios rurais em escolas

A Campanha FOGO ZERO tem o objetivo de educar crianças sobre a importância da preservação ambiental

Delta Sucroenergia promove campanha de prevenção a incêndios rurais em escolas

A Delta Sucroenergia, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, iniciou na última semana visitas às escolas da região para promover a Campanha FOGO ZERO de Prevenção aos Incêndios Rurais, com o objetivo de educar crianças sobre a importância da preservação ambiental.

A primeira visita impactou cerca de 61 crianças, de 3 a 11 anos, na Escola Querobino Gomides, localizada no distrito de Patrimônio Poncianos, no dia 13/06/2024. No dia seguinte, foi a vez da Escola Municipal Governador Valadares, em Conceição das Alagoas, onde 47 crianças aprenderam sobre a importância da preservação ambiental e da não utilização do fogo em diversas situações, como a queima de lixo doméstico.

Nas duas escolas, a equipe da Delta, composta pelo setor de Sustentabilidade e SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), junto à coordenadora da Defesa Civil de Conceição das Alagoas, Lauanna Venâncio Staciarini, iniciou as palestras interagindo com as crianças.

Em seguida, os sargentos do Corpo de Bombeiros, Wenderson Luiz da Silva e Danielle Alves Carlos, destacaram a importância de não causar incêndios para preservar a vida e a biodiversidade dos ecossistemas, seja em canaviais, florestas ou quintais. Também foi explicado às crianças, de forma acessível, sobre as medidas preventivas, ações de manejo adequado do solo, a criação de faixas de proteção (aceiros), a limpeza de áreas propensas a incêndios, além da conscientização e vigilância constantes, essenciais nesse processo. Todos os alunos que participaram das palestras receberam cartilhas temáticas para colorir, retratando os danos causados nas florestas quando ocorrem incêndios.

“A Delta acredita que, por meio da educação de crianças e jovens, avançará na prevenção de incêndios e contribuirá para o desenvolvimento de adultos mais conscientes e responsáveis com o meio ambiente. Durante o mês mais escolas serão visitadas pelos representantes da Delta e Corpo de Bombeiros”, explica a direção da usina em nota.