O país enfrenta uma onda de queimadas na vegetação, intensificadas pela baixa umidade relativa do ar, o que agrava as condições respiratórias da população. Nesse cenário, a CRV Industrial e Rubi S.A. reforçam a importância da prevenção contra as queimadas, que não apenas colocam vidas em risco, mas também devastam a fauna e a flora, causando prejuízos financeiros e danos irreparáveis ao meio ambiente e à sociedade como um todo.
O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), emitiu nesta semana, um alerta de alto risco para incêndios e queimadas. Até o dia 24 de agosto, foram registrados 897 focos de queimadas em Goiás, um aumento significativo em comparação com os 488 focos registrados no mesmo período de 2023, segundo dados da Semad.
A CRV Industrial e Rubi S.A. ressaltam a importância de cada indivíduo fazer a sua parte para reduzir os incêndios em vegetação. Medidas simples e conscientes, como evitar queimadas, descartar resíduos corretamente e manter as áreas ao redor das propriedades livres de materiais inflamáveis, podem fazer uma grande diferença. Além disso, evitar o uso de fogos de artifício, sobretudo em áreas com vegetação seca. Caso haja qualquer sinal de fogo, é importante reportar imediatamente às autoridades competentes.
As companhias informam que não utilizam fogo no processo de colheita de cana. E que além disso, investem na prevenção de queimadas por meio de campanhas educativas e ações coordenadas com colaboradores, parceiros e a comunidade local. Além disso realiza monitoramento, manutenção de aceiros dentre outras iniciativas que visam tanto a prevenção quanto o combate eficaz às chamas.