Usinas

COFCO International inicia vendas de energia renovável para varejo

Companhia tem capacidade excedente de geração de energia para um total de 83,9 MWm

COFCO International inicia vendas de energia renovável para varejo

A COFCO International abre vendas de energia renovável para o varejo brasileiro com capacidade para atender por volta de 335 empresas de médio porte. O objetivo é disponibilizar a energia para empresas que migraram do mercado cativo para o mercado livre, ambiente de contratação onde as companhias podem escolher o seu fornecedor de energia, e apresentam consumo médio de cerca de R$ 100 mil reais mensais.

“A busca pela diversificação do portfólio com foco em novas oportunidades de negócio foi fundamental para que a COFCO ampliasse sua estratégia para o mercado de varejo. A energia elétrica produzida pela empresa é limpa e renovável, desempenhando um papel importante na mitigação das mudanças climáticas e na transição para uma economia de baixo carbono. Além disso, a companhia ajuda a aumentar a competitividade do mercado em expansão”, afirma Daniel Pagnani, diretor comercial da COFCO International.

A energia fornecida pela COFCO é gerada a partir de biomassa de cana-de-açúcar, usada como combustível para a queima em caldeiras, que resulta no vapor aproveitado nos processos industriais. A energia é do tipo incentivada 50% (i5 no jargão do setor), proporcionando ao consumidor 50% de desconto na Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD).

Atualmente, a COFCO é responsável pela doação de energia para duas unidades do Hospital do Amor. Ao todo, são disponibilizados 3.500 MWh para os hospitais localizados em Jales-SP e Fernandópolis-SP, suprindo 100% da necessidade elétrica desses dois locais.

A companhia possui importantes certificações no segmento, reforçando seu compromisso com práticas sustentáveis e eficiência energética. A COFCO International é certificada pelo Selo Verde UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), desde 2016. O selo reconhece as usinas produtoras de bioeletricidade sucroenergética que geram energia elétrica utilizando combustíveis renováveis derivados de seu processo produtivo. Para receber o selo, também é necessário cumprir todos os requisitos de eficiência energética.

A COFCO também tem certificações de empresa solidária do Hospital do Amor, pelas doações de energia, desde 2017. Além disso, foi reconhecida, em 2023, com a certificação Bonsucro, garantindo boas práticas e padrões sustentáveis em toda produção da cana-de-açúcar.

“Nossas quatro usinas, localizadas no noroeste paulista, produzem energia para uso próprio e venda no mercado interno, além de açúcar e etanol que são vendidos em mercados locais e internacionais. Na divisão Sugar Mills, contamos com um time de mais de 5 mil colaboradores, sendo 4 usinas no estado de São Paulo (Catanduva, Potirendaba, Meridiano e Sebastianópolis do Sul) e um terminal de transbordo em Votuporanga -SP”, finaliza o executivo.