Usinas

BP Bunge é reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no agronegócio

Em seu primeiro ano como participante do ranking setorial da GPTW, a companhia ficou posicionada entre as empresas brasileiras que mais se destacam nas melhores práticas em gestão de pessoas

Equipe BP Bunge na cerimônia de premiação do ranking setorial GPTW do agronegócio
(crédito: divulgação)
Equipe BP Bunge na cerimônia de premiação do ranking setorial GPTW do agronegócio (crédito: divulgação)

A BP Bunge Bioenergia foi reconhecida com o 16º lugar na lista das melhores empresas para se trabalhar no agronegócio brasileiro segundo a certificação Great Place to Work (GPTW), que reconhece as organizações do país comprometidas com as melhores práticas em gestão de pessoas. O evento de premiação aconteceu nesta terça-feira (25/06), em São Paulo (SP).

Com essa conquista, a empresa, que também obteve pela primeira vez a certificação do ranking geral da GPTW em março passado, avança na meta de tornar-se referência em gestão de pessoas no mercado brasileiro ― compromisso que faz parte da agenda ESG que orienta seu desenvolvimento sustentável.
 

Para Cesar Bresciani, Diretor de Recursos Humanos, que foi um dos representantes da companhia na cerimônia de premiação, o destaque nessa lista das melhores do agro é mais um marco importante na trajetória da empresa, pois reflete as premissas organizacionais no que se refere ao investimento contínuo em iniciativas voltadas ao desenvolvimento e bem-estar dos mais de 8.500 colaboradores diretos que compõem o time BP Bunge.
 

“Um dos fatores aos quais atribuímos o sucesso da nossa empresa é justamente o fato de contarmos com uma equipe qualificada, comprometida e engajada, por isso, temos um olhar especial para as ações que impactam este público e trabalhamos continuamente para promover um ambiente de trabalho seguro, colaborativo e com crescimento profissional”, comentou Bresciani.
 

Em relação a essa jornada contínua voltada à melhoria de ações internas da companhia, Mara Pinheiro, Diretora de Comunicação, Relações Institucionais e ESG, que também compareceu ao evento, destacou as ações relacionadas às questões de diversidade, equidade e inclusão, iniciadas com a criação do programa Bem Plural, em 2023, após a realização de um diagnóstico sobre o tema.  Para ampliar a diversidade, equidade e inclusão na empresa, os colaboradores podem atuar no programa por meio dos grupos de afinidade, divididos em quatro pilares: Mulheres; Raça e Etnia; LGBTQIAPN+ e PcD.
 

“Essa é uma iniciativa que vem contribuindo para que a companhia atinja seus objetivos relacionados à construção de um ambiente de trabalho ético, justo, inovador e atrativo, que seja representativo da sociedade e promova, por meio de compreensão, comunicação e iniciativas, o comportamento de acolhimento e respeito entre todos os colaboradores, profissionais e parceiros de negócio”, exemplificou a executiva.

Ainda sobre essa temática, vale mencionar que a BP Bunge é signatária do movimento Elas Lideram, do Pacto Global da ONU, que levou a empresa assumir a meta de ter 30% de liderança feminina até 2025. 

A certificação GTPW 

Criada há mais de 40 anos, a certificação GPTW é concedida com base em uma avaliação das práticas de gestão de pessoas, cultura organizacional e feedback dos colaboradores, com o objetivo de medir a percepção dos profissionais em relação à empresa na qual trabalham e descobrir quais são as melhores empregadoras do mundo. No Brasil, a GPTW publica anualmente mais de 40 rankings, premiando as Melhores Empresas para Trabalhar em âmbito nacional, regional, setorial (como Agro, TI e Saúde) e temático (Melhores Empresas para Mulheres).