A BP Bunge Bioenergia foi reconhecida com o 16º lugar na lista das melhores empresas para se trabalhar no agronegócio brasileiro segundo a certificação Great Place to Work (GPTW), que reconhece as organizações do país comprometidas com as melhores práticas em gestão de pessoas. O evento de premiação aconteceu nesta terça-feira (25/06), em São Paulo (SP).
Com essa conquista, a empresa, que também obteve pela primeira vez a certificação do ranking geral da GPTW em março passado, avança na meta de tornar-se referência em gestão de pessoas no mercado brasileiro ― compromisso que faz parte da agenda ESG que orienta seu desenvolvimento sustentável.
Para Cesar Bresciani, Diretor de Recursos Humanos, que foi um dos representantes da companhia na cerimônia de premiação, o destaque nessa lista das melhores do agro é mais um marco importante na trajetória da empresa, pois reflete as premissas organizacionais no que se refere ao investimento contínuo em iniciativas voltadas ao desenvolvimento e bem-estar dos mais de 8.500 colaboradores diretos que compõem o time BP Bunge.
“Um dos fatores aos quais atribuímos o sucesso da nossa empresa é justamente o fato de contarmos com uma equipe qualificada, comprometida e engajada, por isso, temos um olhar especial para as ações que impactam este público e trabalhamos continuamente para promover um ambiente de trabalho seguro, colaborativo e com crescimento profissional”, comentou Bresciani.
Em relação a essa jornada contínua voltada à melhoria de ações internas da companhia, Mara Pinheiro, Diretora de Comunicação, Relações Institucionais e ESG, que também compareceu ao evento, destacou as ações relacionadas às questões de diversidade, equidade e inclusão, iniciadas com a criação do programa Bem Plural, em 2023, após a realização de um diagnóstico sobre o tema. Para ampliar a diversidade, equidade e inclusão na empresa, os colaboradores podem atuar no programa por meio dos grupos de afinidade, divididos em quatro pilares: Mulheres; Raça e Etnia; LGBTQIAPN+ e PcD.
“Essa é uma iniciativa que vem contribuindo para que a companhia atinja seus objetivos relacionados à construção de um ambiente de trabalho ético, justo, inovador e atrativo, que seja representativo da sociedade e promova, por meio de compreensão, comunicação e iniciativas, o comportamento de acolhimento e respeito entre todos os colaboradores, profissionais e parceiros de negócio”, exemplificou a executiva.
Ainda sobre essa temática, vale mencionar que a BP Bunge é signatária do movimento Elas Lideram, do Pacto Global da ONU, que levou a empresa assumir a meta de ter 30% de liderança feminina até 2025.
A certificação GTPW
Criada há mais de 40 anos, a certificação GPTW é concedida com base em uma avaliação das práticas de gestão de pessoas, cultura organizacional e feedback dos colaboradores, com o objetivo de medir a percepção dos profissionais em relação à empresa na qual trabalham e descobrir quais são as melhores empregadoras do mundo. No Brasil, a GPTW publica anualmente mais de 40 rankings, premiando as Melhores Empresas para Trabalhar em âmbito nacional, regional, setorial (como Agro, TI e Saúde) e temático (Melhores Empresas para Mulheres).