Usina

BP Bunge e 1MiO unem forças para gerar oportunidades para jovens de Minas Gerais

Contribuição da companhia é resultado da parceria entre a iniciativa 1 Milhão de Oportunidades, do UNICEF Brasil, e o projeto Trilhas de Futuro, do governo do estado

Fotografia da Unidade MOEMA da BPBunge. Frutal/SP.
Fotografia da Unidade MOEMA da BPBunge. Frutal/SP.

Uma parceria estratégica envolvendo a BP Bunge Bioenergia, uma das líderes brasileiras nos mercados de etanol, açúcar e bioeletricidade, a iniciativa 1 Milhão de Oportunidades (1MiO) ― do UNICEF no Brasil ―, e o projeto Trilhas de Futuro, do Governo do Estado de Minas Gerais, está sendo realizada com o objetivo de impulsionar oportunidades de emprego e formação para jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade no estado mineiro, onde a companhia possui quatro de suas 11 unidades agroindustriais.

A inciativa do 1MiO e do governo de Minas é voltada aos estudantes do ensino médio e promove a oferta gratuita de cursos técnicos, tendo já impactado mais de 124 mil jovens. Essa cooperação foi dividida em duas fases: a primeira contou com o envolvimento do setor privado e arranjos produtivos locais para gerar oportunidades, enquanto a segunda consistiu em mobilizar adolescentes e jovens para acessar tais oportunidades na plataforma digital do 1MiO.

Por meio dessa colaboração, a BP Bunge e o 1MiO trabalharão juntos para desenvolver programas de capacitação, estágios e oportunidades de emprego que permitam aos jovens adquirirem habilidades essenciais para o mercado de trabalho.

“Estamos entusiasmados em unir forças com o 1MiO para impulsionar oportunidades para os jovens brasileiros. A BP Bunge atua para promover a inclusão produtiva de jovens no mercado de trabalho em todas as unidades. Acreditamos que a união de esforços entre setor privado, governo e sociedade é fundamental para criar um futuro mais inclusivo e sustentável, e essa parceria reforça o nosso compromisso”, afirma Cesar Bresciani, diretor de Recursos Humanos da companhia.

A BP Bunge abrirá 130 vagas para o grupo atendido por meio do programa de Aprendizado em suas unidades de Minas Gerais. Dessas, 20 serão em Itapagipe, 44 em Ituiutaba, 20 em Frutal e 46 em Santa Juliana. As vagas são destinadas a jovens de 17 a 22 anos, com início previsto entre setembro de 2024 e janeiro de 2025. Para participar do programa, os jovens precisam estar cadastrados na plataforma do 1MiO, onde as vagas são disponibilizadas.

“Nossa intenção é que esses jovens desenvolvam suas carreiras em diversas áreas, ao se conectarem com a nossa cultura e valores, através do ingresso em nossos programas de menores aprendizes, estágios e outros. Muitas de nossas vagas não exigem experiência e investimos em treinamentos e capacitações constantes. Com a adesão ao programa 1MiO esperamos contribuir com a transformação social desses jovens em situação de vulnerabilidade”, comenta Bresciani.

A parceria entre BP Bunge e 1MiO tem como foco 12 grupos prioritários de vulnerabilidade, levando em conta questões como: critério étnico-racial, populações originárias, adolescentes e jovens com deficiência, meninas que atuam nos mercados de ciência, tecnologia, e áreas afins. Jovens mães, meninas aprendizes e estagiárias também entram nos grupos priorizados, assim como critérios como renda e localização. A iniciativa também é direcionada a migrantes, pessoas LGBTQIA+, egressos do sistema socioeducativo, vítimas de trabalho infantil e moradores de periferias urbanas e zonas rurais.

No âmbito da atuação do Governo de Minas, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) trabalha intensamente no projeto para incentivar não apenas a formação e capacitação de uma mão de obra qualificada, como ser um elo entre os estudantes e o mercado de trabalho.

“A geração de emprego de qualidade e renda é um dos principais compromissos da atual gestão do Governo de Minas, que entende o fomento ao trabalho como uma das principais políticas sociais”, afirma o subsecretário de Atração de Investimentos e Cadeias Produtivas, Frederico Amaral e Silva. “E é por entender a importância de se criar oportunidades para os jovens que estão começando uma carreira que a gente busca também fazer essa intermediação com o setor privado”, completou.

“A parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e 1MiO objetiva garantir aos estudantes mineiros a promoção de oportunidades de qualificação profissional e o desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho em estreito diálogo com seus projetos de vida, possibilitando uma transição positiva da escola para o mundo do trabalho, explica Andréa Botelho, Coordenadora-Geral de Educação Integral e Profissional da SEEMG. “Por meio da iniciativa, poderemos garantir a inclusão socioprodutiva e a empregabilidade dos nossos jovens, pois a iniciativa 1 MiO convida não só educadores e gestores, como o setor produtivo e toda a sociedade civil a se unirem em prol de um futuro mais inclusivo e próspero para a juventude mineira.”

O 1MiO é uma parceria entre as Nações Unidas, governos, empresas privadas e organizações civis que se unem com o objetivo de proporcionar a jovens e adolescentes, com idades entre 14 e 29 anos, em situação de vulnerabilidade, acesso a oportunidades de ensino de qualidade, habilidades digitais, conexão com a internet, participação cívica, treinamento profissional e empregabilidade, por meio de programas de aprendizagem, estágio e emprego.

O projeto busca reunir cada vez mais empresas em torno do objetivo de inserção de jovens no mundo de trabalho. “Estamos felizes em receber a BP Bunge como parceira nesta jornada. A parceria entre UNICEF, Governo de Minas Gerais e BP Bunge é mais um passo para criar oportunidades para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade em todo o País, assim como reforça as ações do UNICEF e do 1MiO para a inclusão dessa população em trabalhos e organizações acolhedoras, plurais e representativas da nossa sociedade.”, explica Gustavo Heidrich, oficial de Programas do UNICEF no Brasil. “Juntos, podemos ampliar o alcance de nossas iniciativas e oferecer oportunidades significativas para os jovens, abrindo as portas para um futuro promissor”.

Diversidade, equidade e inclusão

A decisão da BP Bunge de apoiar essa iniciativa está alinhada a uma jornada interna de valorização crescente na empresa de temáticas ligadas à diversidade, equidade e inclusão, iniciada com a criação do programa Bem Plural, no 2º semestre de 2023, após a realização de um diagnóstico sobre o tema.

Tal iniciativa vem contribuindo para que a companhia atinja seus objetivos relacionados à construção de um ambiente de trabalho ético, justo, inovador e atrativo, que seja representativo da sociedade e promova, por meio de compreensão, diálogo, comunicação e iniciativas, o comportamento de acolhimento e respeito entre todos os colaboradores, profissionais e parceiros de negócio.

Para ampliar a diversidade na empresa os colaboradores podem atuar no programa por meio dos grupos de afinidade, divididos em quatro pilares: Mulheres; Raça e Etnia; LGBTQIAPN+; e PcD.

Banner Revistas Mobile