As 12 usinas ligadas ao Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (SINDALCOOL/MT) atenderam pedido do Governo do Estado e confirmaram a doação de 200 mil litros de álcool 70%, que serão distribuídos para o Sistema Público de Saúde e população, com a intenção de conter o avanço do COVID 19. O primeiro lote veio da Usina Barralcool, em Barra do Bugres/MT, e o carregamento, com 15 mil litros em mais de 800 garrafões, foi entregue no último sábado (21), na sede do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, em Cuiabá/MT.
LEIA MAIS > Produção de etanol na 20/21 deve cair em até 24%, estima Pecege
O Governo de MT determinou os locais a receberem as doações, como hospitais e Polícia Militar, mas a população também será beneficiada. Para garantir a ação foram feitas parceria com entidades e empresas, como Águas Puríssima, Tintas Maxvinil, Corpo de Bombeiros, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Polícia Militar, entre outras.
O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar auxiliam no carregamento e garantem a segurança no transporte entre as usinas e o envasamento será feito pela Puríssima e pela Maxvinil. Já a UFMT fará análises para garantir a pureza do produto para serem usados dentro das unidades hospitalares.
LEIA MAIS > Prazo para vendas de refinarias é postergado pela Petrobras
De acordo com Cesar Miranda, secretário de Desenvolvimento Econômico, serão priorizados profissionais que estão lidando na linha de frente do coronavírus. A primeira remessa emergencial do álcool foi feita em galões doados pela Água Puríssima para chegarem mais rapidamente aos hospitais. “À medida que o restante do álcool for chegando e envasado irá chegar até a população”, disse o secretário.
LEIA MAIS > Usinas de Pernambuco doam álcool 70% para combater a covid-19
“O álcool 70% foi produzido especialmente com esse objetivo, a doação. Em função da entressafra, doaram as usinas de milho e as que ainda tinham estoques”, explicou Jorge dos Santos, diretor Executivo do SINDALCOOL/MT. Ainda segundo Santos, todas as unidades do Estado implantaram plano de contingência para evitar o avanço do COVID19.