JornalCana

Usinas já produzem mais álcool que açúcar

A expansão das vendas dos veículos bicombustíveis no Brasil a um nível acima do esperado está levando o setor sucroalcooleiro a rever o porcentual da produção de cana que está sendo transformado em álcool e em açúcar.

A prioridade será a produção de álcool, e a expectativa é de que a atual safra 2005/2006 seja a mais alcooleira desde a safra 1999/2000. O consultor Plínio Nastari, que dirige a Datagro, consultoria especializada no setor sucroalcooleiro, estima que, na Região Centro-Sul, 52,2% da cana será utilizada para a produção de etanol, ante 50,40% na safra passada.

Este aumento na produção de álcool será efetivado para atender basicamente ao mercado interno e ocorrerá em detrimento da produção de açúcar. Na região de Ribeirão Preto, o porcentual dedicado ao álcool já atinge 54%, diz o presidente da trading Crystalsev, João Carlos Figueiredo Ferraz.

Diante do alto preço do petróleo e da existência de álcool combustível relativamente barato no Brasil, as vendas de bicombustíveis dispararam, tendo superado a dos carros novos movidos a gasolina. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em junho foram vendidos 71.260 bicombustíveis, 51,9% de todos os carros novos vendidos.

No acumulado do primeiro semestre, foram 302.435 unidades, 39,5% de todos os carros novos vendidos. Em comparação com o primeiro semestre de 2004, quando as vendas foram de 102.069 unidades, o crescimento é de 152,4%. Nastari ressalta que esta maior produção de álcool irá reduzir a oferta de excedente exportável de açúcar.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram