A segunda quinzena do mês de setembro foi marcada pela saída robusta de etanol das usinas, o que acarretou variações positivas no total do mês frente ao observado no mesmo período de 2021.
No mês de setembro, as unidades produtoras do Centro-Sul comercializaram 2,67 bilhões de litros de etanol, o que representa um aumento de 8,12% em relação ao mesmo período da safra 2021/22 segundo informou a Unica.
No mercado interno, o volume de etanol hidratado comercializado foi de 1,38 bilhão de litros, o que significa um aumento de 4,67% em relação ao mesmo período da safra anterior.
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As vendas domésticas de etanol anidro, a despeito do aumento de mais de 3% na segunda metade do mês, totalizaram 938,83 milhões de litros em setembro, o que representa uma redução de 1,8%.
No acumulado da safra, foram comercializados 8,27 bilhões de litros de hidratado domesticamente (-4,95%) e 5,37 bilhões de litros de etanol anidro (+4,29%).
No mercado externo, um volume robusto de vendas foi registrado, confirmando o line-up projetado para o mês de setembro.
O volume de etanol hidratado comercializado foi de 140,92 milhões de litros (+2,93). Já para o etanol anidro, registrou-se 209,54 milhões de litros (+264%). Ao todo, as exportações de etanol pelas unidades produtoras foram de 350,46 milhões de litros no mês (+80,23%). No acumulado da safra, esse volume atingiu 1,24 bilhão de litros – um avanço de 33,05% em relação à safra 2021/22.
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Desde o início da safra 2022/23, as unidades produtoras comercializaram 14,87 bilhões de litros de etanol, o que representa um avanço de 0,61% em relação ao mesmo período da safra anterior. Desse volume, as vendas de etanol hidratado totalizaram 8,73 bilhões de litros (-5,9%); já as de anidro, 6,14 bilhões de litros (+11,61%).
Mercado de CBIOs
Dados da B3 mostram que, até o dia 7 de outubro, 23,38 milhões de CBIOs foram emitidos em 2022. A respeito do volume negociado e posse de créditos, até a data supramencionada, a parte obrigada do programa RenovaBio já adquiriu cerca de 27 milhões de créditos de descarbonização. Esse volume representa 76% da meta de aquisição total para o ano corrente.