JornalCana

Usinas estão preparadas para controlar incêndios?

A recorrência do combate a incêndios em usinas sucroenergéticas implicou na criação de departamentos internos e campanhas entre usinas para mitigar os prejuízos causados pelo fogo.

Recentemente a Usina Tropical, da British Petrol, localizada em Edéia (GO)  foi assolada por um incêndio com enormes proporções. O fogo se espalhou pelo canavial, danificando máquinas e equipamentos.

Incêndio Usina Tropical
Incêndio Usina Tropical

Medidas

Unidades agroindustriais do setor de cana-de-açúcar não foram planejadas com a inclusão de prevenção a este tipo de acidente.

2015-06-17 Celso Socius (4)
Celso Bonfante, diretor da Socius Facilities

“A maioria das plantas industriais do setor já são um problema, pois são antigas e foram crescendo conforme a quantidade de cana processada foi aumentando através dos anos. Equipamentos novos ou redimensionados muitas vezes são instalados onde existe espaço, não necessariamente onde seria o melhor local, visando a otimização dos processos e principalmente quanto à segurança da planta”, explica Celso Bonfante, diretor da Socius Facilities.

O problema estrutural não impede a criação de ações para mitigar as ocorrências e danos de incêndios. Usinas devem implementar medidas que preparem a empresa e seus colaboradores para eventuais ocorrências. Bonfante desta cinco ações:

  • Brigada de combate à incêndio bem estruturada, treinada e valorizada;
  • Sistema de combate à incêndio com rede pressurizada;
  • Treinamento periódico de evacuação de área, envolvendo todos os colaboradores da planta, não somente a indústria;
  • Planejamento de áreas verdes, evitando a proximidade das áreas de riscos (destilaria por exemplo);
  • Planejamento do plantio da cana no perímetro da planta industrial, visando sua colheita antes do período de seca, entre outras.

“Essas medidas servem para mitigar os eventos e seus impactos,  por mais recursos, equipamentos e sistemas disponíveis, riscos sempre existiram”, aponta o diretor.

Incêndio Usina Tropical
Incêndio de colhedora – Usina Tropical

 

Prevenção

Segundo Celso não existe um procedimento padrão para todas as usinas, os riscos de cada empresa devem ser analisados individualmente. Trabalhos de prevenção devem ser direcionados respeitando a cultura de gestão e financeira.

“Investimentos feitos na prevenção de acidentes como este não podem ser tratados como despesas. Os verdadeiros custos são refletidos em perdas materiais e acidentes quando não houve anteriormente planos preventivos”, conclui Bonfante.

Incêndio Usina Tropical
Incêndio Usina Tropical

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram