JornalCana

Usinas estão com fluxo de caixa baixo

Boa parte das usinas do setor sucroalcooleiro está com problema de fluxo de caixa, seja por causa do baixo desempenho dos preços do açúcar ao longo da safra 2007/08 e que perdura durante este ciclo, como também por conta da turbulência financeira internacional, que limitou o crédito às empresas.

Segundo a Archer Consulting, as usinas não estão conseguindo captar recursos no mercado. Ainda de acordo com a consultoria, os reflexos disso serão sentidos nos tratos culturais da próxima safra, o que poderá afetar a produção de cana.

Levantamento dos custos de produção de açúcar e álcool para a safra 2009/10, efetuado pela Archer Consulting, tomando como base os fechamentos do mercado, do cambio e do índice Esalq da ultima sexta-feira, dia 17, apontam que o mercado de açúcar no país negocia com prêmio sobre Nova York de 59 pontos (1 ponto = 1/100 de centavos de dólar por libra-peso); o álcool anidro, 159 pontos de prêmio; enquanto o hidratado negocia com desconto de 63 pontos.

O custo de produção para a próxima safra, utilizando os mesmos critérios, baixa para 11,27 centavos de dólar por libra-peso equivalente FOB Santos. Estima-se que as usinas deverão ter um lucro operacional de 2,74 dólares por tonelada de cana moída, com um retorno para o acionista de 7,30% antes do Imposto de Renda.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram