JornalCana

Usinas do Paraná deverão concluir a safra mais cedo

O Estado do Paraná será o primeiro do país a encerrar a moagem de cana da safra 2005/06. A expectativa é que a colheita termine em outubro ou no mais tardar em novembro, segundo José Adriano Dias, diretor da Associação dos Produtores do Estado do Paraná (Alcopar). Na safra passada, parte das usinas paranaenses terminou a moagem em janeiro, um mês depois do encerramento “oficial” da temporada no país.

Duas das 27 usinas do Estado praticamente já encerraram o processamento da matéria-prima desta safra, afirmou Dias. “O clima seco deu impulso à colheita de cana”. A seca, contudo, prejudicou o desenvolvimento da safra, levando as usinas a reduzir suas estimativas de moagem.

A expectativa atual é que a produção estadual de cana alcance 26,7 milhões de toneladas, 4,6% menos que na safra anterior (28 milhões de toneladas). Até o início deste mês, 60% da colheita de cana, quase 16 milhões de toneladas, tinha sido processada.

A primeira estimativa da Alcopar para a safra 2005/06 era de uma colheita de 31 milhões de toneladas. As usinas do Estado aumentaram a área plantada em 7%, ou 25 mil hectares, para 376 mil hectares nesta atual safra.

“A forte estiagem prejudicou o desenvolvimento da matéria-prima”, lembrou Dias. De acordo com ele, também houve um “descompasso” entre o fim do período de colheita do ciclo 2004/05 e o início do ciclo 2005/06. “A colheita da safra passada terminou muito tarde. Como a safra atual começou mais cedo, para garantia de abastecimento, sobretudo de álcool, não houve tempo suficiente para a cana se desenvolver”, afirmou.

As usinas do Paraná deverão produzir 1,130 bilhão de litros de álcool, com quedas de 8,3% sobre a estimativa anterior, e de 6,9% na comparação com a safra 2004/05. Do total, 800 milhões de litros deverão ser consumidos no próprio Estado e 200 milhões de litros deverão ser exportados, afirmou Dias. O Paraná é o segundo maior Estado produtor de álcool do país. Para o açúcar, a estimativa de produção está em 1,69 milhão de toneladas para 2005/06, 6,9% abaixo da safra passada. A primeira projeção para esta safra sinalizava 1,814 milhão de toneladas. (MS)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram