JornalCana

Usinas do noroeste paulista contratam mais de 2,5 mil pessoas nesta safra

Um levantamento realizado pela Biocana – Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Energia na safra 2011/2012, comprovou a característica do setor de grande empregador brasileiro, principalmente com o avanço da colheita mecanizada no campo. Segundo o estudo, nesta safra as usinas do noroeste paulista abriram mais de 2.500 postos de trabalho.

As oportunidades são para todas as áreas, mas a demanda maior é para frentes mecanizadas, já que na região o índice de máquinas no campo já ultrapassa 60%. Há vagas para motoristas, operadores de colhedora, tratoristas, mecânicos, eletricistas, líderes e gerentes.

Um grande problema enfrentado pelas usinas é a falta de profissionais qualificados, segundo aponta o estudo. “Diante deste cenário, os investimentos em qualificação profissional devem continuar apresentando uma curva ascendente. A exemplo de anos anteriores, nesta safra as usinas vão investir fortemente em formação de mão-de-obra para suprir a demanda”, diz a presidente da Biocana, Leila Alencar Monteiro de Souza.

Ela ressalta dois importantes cursos os quais a entidade é parceira: o Jovem Aprendiz Rural (programa do Governo Federal/Senar) que visa dar qualificação para jovens de 14 a 17 anos incompletos e o MTA, especialização da UFSCar específica para atender profissionais que já atuam ou que estão em busca de colocação no setor. Para este último curso, as aulas se iniciam em 14 de maio, em Catanduva – SP.

Em todo país, o setor sucroenergético desenvolve mais de 160 projetos que visam qualificar profissionais. Na região, as iniciativas das usinas contemplam programas que vão desde a alfabetização de trabalhadores rurais, passando pela formação profissional de jovens e adultos, treinamentos técnicos específicos, incentivos à graduação e pós-graduação, além de desenvolvimento de lideranças internas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram