JornalCana

Usinas discutem estratégia para nova safra

Os empresários do setor sucroalcooleiro vão se reunir nesta semana para discutir as estratégias para a safra 2004/05. Segundo o empresário João Carlos de Figueiredo Ferraz, presidente da Crystalsev, as usinas discutem a possibilidade de atrasar a colheita da cana-de-açúcar do Centro-Sul do país. Tradicionalmente, a safra começa em maio.

Essa estratégia começou a ser discutida há dois meses, durante a semana do Sugar Dinner. Na época, já havia um consenso no setor de que a nova safra, a 2004/05, seria de novos recordes de produção. “Durante a reunião, teremos a oportunidade de saber se os empresários estão unidos ou não”, afirma o executivo. Segundo Ferraz, sem a coesão do setor ficará difícil viabilizar uma estratégia para a nova safra.

A preocupação dos empresários é em relação à superoferta da matéria-prima, o que poderá pressionar ainda mais os preços internacionais. “Vamos fazer um novo balanço da safra 2003/04 e discutir as diretrizes do próximo ciclo”, acrescenta.

O último levantamento da Unica (União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo), feito em dezembro, mostra que a safra brasileira de cana deverá encerrar em 350 milhões de toneladas, dos quais 298 milhões são do Centro-Sul do país. Os volumes são recordes, tanto para a a colheita da matéria-prima como para a produção de açúcar.

A decisão de atrasar a colheita em pelo menos uma quinzena é praticamente unânime no setor. A intenção é de que ao esticar a safra, os estoques de açúcar e álcool sejam desovados. Outra medida seria abandonar parte da produção de cana-de-açúcar nos canaviais do Centro-Sul. Mas essa decisão ainda precisa ser discutida entre os empresários do setor sucroalcooleiro. (MS)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram