Mercado

“USINAS DIGITAIS” ESPALHAM-SE PELO BRASIL

As atuais usinas de cana de açúcar cada vez mais se distanciam de suas congêneres dos séculos XVI e XVII. Com a evolução tecnológica, essas indústrias investem na modernização da sua estrutura – como veículos de última geração e aditivos agrícolas menos agressivos ao meio ambiente. Entretanto, a maior revolução não vem ocorrendo no campo, mas dentro dos escritórios, graças à informatização dos processos e à adoção de sistemas de gestão capazes de gerenciar e administrar um ofício que já foi considerado tipicamente braçal.

À primeira vista, o uso de um ERP em usinas não se aplicaria, mas eles são utilizados para gerir, por exemplo, a quantidade de implementos agrícolas usados na plantação, controlar o uso das máquinas pesadas e acompanhar o pagamento dos funcionários, além de permitir aos representantes espalhados em todo o Brasil fazer os pedidos de cana de açúcar, análise de crédito e entrega do pedido.

Desta forma, as “Usinas Digitais” espalham-se cada vez mais pelo Brasil. Em Pernambuco, a Usina Cucaú adquiriu o software de gestão empresarial (ERP) Pirâmide, da Procenge. Nessa primeira etapa, a solução será utilizada para gerir alguns departamentos, como contábil, financeiro, estoque, vendas e compras.

Fora de Pernambuco, o grupo alagoano Carlos Lyra também investe na tecnologia. Proprietária de três usinas em Alagoas e duas em Minas Gerais, o conglomerado utiliza o Pirâmide tanto para administrar os mais de nove milhões de toneladas de cana produzidas por ano quanto seus outros empreendimentos (fábricas de fertilizantes, rádios e empresas de táxi aéreo), criando um caixa único para todos os negócios.

“O sistema atua on-line em todo o Brasil. Isso trouxe muita agilidade para os nossos negócios”, explica o gerente de tecnologia do GCL, Jorge Cavalcanti. Segundo ele, desde que foi instalado, o Pirâmide aumentou em cerca de 50% o faturamento do Grupo. “O índice de satisfação é muito grande. Já são sete anos de parceria e não temos intenção de mudar”, completa.

Também em Alagoas, a PROCENGE, juntamente com a Usina Roçadinho, promoveu, recentemente, um churrasco para comemorar uma implantação perfeita e dentro dos melhores padrões do mercado.

“A implantação de uma solução de gestão empresarial mexe demais com todos os setores de uma empresa. Problemas surgem ao longo do caminho, mas sempre conseguimos superá-los e esse encontro é a prova de que a harmonia entre as equipes é um ponto fundamental”, explica o diretor da Unidade de Gestão Empresarial da PROCENGE, Eduardo Cavalcante.

De agora em diante, o Pirâmide vai auxiliar a Roçadinho a realizar a gestão completa de todos os processos da usina, além de já ter promovido uma transformação na forma de trabalho antes mesmo da sua implantação.

“Todas as decisões tomadas durante nossas reuniões eram registradas. Isso gerou uma mudança de filosofia na cultura empresarial da usina”, recorda-se o gerente da área de projetos da PROCENGE, Ricardo Rodrigo. Tanto envolvimento culminou com a festa, realizada no dia 25 de março, na praia de Barra de São Miguel, Alagoas. “No final, tudo é muito compensador”, resume Ricardo.

Banner Revistas Mobile