JornalCana

Usinas debatem eficiência produtiva do setor e gargalos logísticos do MT

Com foco principal na eficiência produtiva do setor sucroenergético no estado do Mato Grosso e no seu desenvolvimento, o Senai-MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o Sindalcool (Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras do Estado de Mato Grosso) realizam no dia 17 de março, em Cuiabá, o 2º Encontro Sucroenergético de Mato Grosso.

A dificuldade logística do Mato Grosso também está na pauta de discussões do segmento. Segundo o diretor executivo do Sindalcool, Jorge dos Santos, o contexto econômico e social muda constantemente por isso, é preciso uma adaptação. “Um exemplo é o esforço que temos feito para alinhar a expansão do setor sucroenergético ao desenvolvimento socioambiental do Estado”.

A safra 2010/2011 finalizou no dia 15 de dezembro com moagem de 13,66 milhões de toneladas, 446 mil toneladas de açúcar e 857 mil m3 de etanol. “Tivemos a maior estiagem dos últimos 35 anos, não choveu nada entre maio e novembro, quando geralmente chove-se até 400 mm, com intensificação de 1800 mm média mês de novembro a março. Otimisticamente a safra ficará igual a de 2010. Tivemos uma quebra 3,2% em produtividade e perda de matéria-prima de 9,3%”, afirma Santos.

De acordo com o executivo, o estado tem três problemas graves. “Primeiro é o estado mais a oeste da federação e consequentemente como todos em volta cresceram, perdemos mercado. Abastecemos apenas os mercados de Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas. Quando São Paulo e Paraná exportavam nós abastecíamos mercados com o excesso de produção, mas com o ´boom´ em 2006 e a expansão da cana em Minas, Goiás e Mato Grosso do Sul, acabamos ilhados, não temos muito mercado e não adianta investir com esse quadro”, desabafa.

Outro problema, apontado por Santos, é o Zoneamento Agroecológico da Cana, que sacrificou 80% das terras do setor. “Não podemos crescer, não temos acesso ao crédito para aumento dos canaviais, somente é permitido renovar os canaviais”, frisa.

Outro detalhe, que será debatido no evento, é a distância que o Mato Grosso está dos grandes centros consumidores e dos portos.

O evento contará com a presença da Usinas Itamarati, Pantanal, Barralcool, Coprodia e das empresas Atesco, Alcamo, Dismafe, Prates Indústria e Comércio, Rolcor, Normape e União, e conta ainda com o apoio da indústria Eutectic.

Programação:

07h30 Credenciamento

08h00 Abertura (SENAI/ Sindalcool/ Eutectic)

08h30 Eficiência de bagaceiras com arame tubular AN 3960 – Usinas Itamarati

09h10 Eficiência martelos e facas – Usina Pantanal

09h50 Preparação da cana com alto índice de performance com COP 8, DHI, FOL -Usina Barralcool

10h30 Coffee Break

10h50 Eficiência do CDP em bojos de colhedoras – Usina Coprodia

11h20 Oportunidades para o Setor Açúcar e Etanol – SENAI

12h00 Cenário Açúcar e Etanol no Mato Grosso – Sindalcool

12h40 Debates

13h00 Almoço

14h00 Exposições com demonstrações e troca de informações com os parceiros

16h00 Encerramento

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram