Mercado

Usinas de Minas Gerais investem em bioeletricidade

A Usina Monte Alegre, em Monte Belo, no Sul de Minas Gerais, inaugurou na quarta-feira (8) sua PCT (Pequena Central Termelétrica). A unidade do grupo Adecoagro investiu R$ 44 milhões para ampliação da geração de energia com a queima do bagaço de cana de 2,5 MWh para 18 MWh.

O investimento contemplou a troca de caldeiras de baixa pressão para alta pressão (68 quilos) de 130 toneladas de vapor/hora, com um consumo interno de 4 MWh. O projeto da PCT possibilitou um contrato de venda da energia excedente (cerca de 10 MWh) para a Cemig, por um período de 10 anos.

Os recursos foram aplicados também na construção de uma linha de transmissão de 12 quilômetros até a Subestação da Cemig, em Areado. “Passamos de comprador de energia na safra para produtor com excedente para venda ao mercado. A venda de energia elétrica passará a participar com 12% do faturamento da empresa, além da comercialização de açúcar e etanol”, disse o diretor da unidade, Ronaldo Duarte.

Além do aumento da capacidade da caldeira, a unidade conta agora com um sistema de lavagem de gases e multiciclones, o que evita a emissão de elementos particulados no ar. Também foi implantado um circuito fechado de reutilização da água da lavagem de cana.

De acordo com Ronaldo, a usina está sendo preparada para elevar atual capacidade de moagem de 1,050 milhão de toneladas de cana para 1,5 milhão de toneladas a partir da safra 2010/11, com sustentabilidade em todos os processos produtivos.

O diretor disse ainda que a construção de um tanque para acúmulo de vinhaça (resíduo da produção de etanol), que atualmente é utilizada em 2,4 mil hectares de cana e poderá ser estendida para os 12 mil hectares plantados da usina.

Banner Revistas Mobile