JornalCana

Usinas de Maharashtra, na Índia, exportam 240 mil t de açúcar em março

As usinas de Maharashtra, maior estado produtor de açúcar da Índia, exportaram cerca de 240 mil toneladas entre 1º de dezembro de 2011 e 21 de março de 2012, 53% da cota total liberada de 450 mil toneladas, informou na noite de ontem Ajit Chougule, diretor administrativo da Federação das Usinas Cooperativas de Açúcar do Estado de Maharashtra.

“Nós estamos vendo uma boa demanda de Bangladesh, Sri Lanka e Oriente Médio. Nós embarcaremos a quantia restante nas próximas duas a três semanas”, afirmou ele. A Índia, segundo maior produtor de açúcar do mundo, tem exportado principalmente açúcar refinado, de acordo com Chougule.

O governo autorizou as usinas a exportar 2 milhões de toneladas de açúcar no ano comercial 2011/12, que acaba em 30 de setembro. Um painel ministerial, agendado para segunda-feira, pode aprovar embarques adicionais para 2011/12, revelaram no começo desta semana autoridades do Ministério de Alimentação.

As exportações não ganharam força até o fim de janeiro, à medida que as cotações na Índia estavam maiores que as praticadas no mercado internacional neste período. O comércio agora se intensificou com a alta dos preços globais para cerca de US$ 660 por tonelada, ante US$ 600 por tonelada em dezembro, devido às preocupações sobre a oferta no Brasil, principal produtor mundial de açúcar.

O crescimento dos embarques permitirá às usinas com problemas de caixa pagar os produtores, evitando possíveis calotes que levariam os agricultores a mudar para outras safras, disse Chougule. Quando tal situação ocorreu no passado, a Índia apresentou um forte declínio da produção na temporada seguinte. As informações são da Dow Jones.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram