JornalCana

Usinas continuam produzindo mais açúcar

Apesar do setor sucroalcooleiro como um todo enfrentar queda na produção, o açúcar continua sendo o destaque nesta safra 2010/2011. Pelo levantamento divulgado ontem pela União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), as usinas do centro-sul, que responde por 90% do setor sucroalcooleiro nacional, já produziram, em toda safra atual, 25,975 milhões de toneladas de açúcar, 4,19% menos que as 27,1 milhões de toneladas no ano passado. Já a produção de álcool total (anidro e hidratado) teve redução de 16,3%, com um volume de 16,99 bilhão de litros contra mais de 20 bilhão de litros na safra anterior.

Na segunda quinzena de setembro, o centro-sul registrou produção de 2.8 milhões de toneladas de açúcar, ou 44% a mais que no mesmo período do ano passado. A produção de etanol total (anidro e hidratado) subiu 7,74% na quinzena para 1,6 bilhão de litros e no acumulado da safra.

Na segunda quinzena de setembro, a moagem de cana também teve aumento, de 27,2 milhões de toneladas para 36,6 milhões de toneladas, (mais 34,6%). No acumulado da safra, o processamento da matéria-prima registra queda de 7,39% em 411,9 milhões de toneladas. O volume de cana-de-açúcar processado pelas unidades produtoras da Região Centro-Sul do País até 1º de outubro totalizou 411,99 milhões de toneladas. O número representa queda de 7,39% em relação ao total observado em igual período da safra passada.

Considerando apenas a segunda quinzena de setembro, a moagem cresceu, alcançando 36,67 milhões de toneladas contra 27,23 milhões para o mesmo período de 2010. No total acumulado no mês de setembro, também houve aumento: o volume de cana processada somou 73,74 milhões de toneladas, ante 64,73 milhões de toneladas registradas no mesmo período em 2010.

Para o diretor-técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, “o cenário está dentro do esperado e é natural que haja uma desaceleração no ritmo de moagem nas próximas quinzenas”. Ele alerta que até hoje cerca de 20 unidades produtoras já encerraram a safra, a maior parte delas localizadas em regiões tradicionais de São Paulo onde houve uma quebra agrícola significativa, sem que ocorresse uma contrapartida de expansão de área.

Segundo dados levantados pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), a produtividade agrícola do canavial colhido em setembro no centro-sul chegou a 63,6 toneladas de cana-de-açúcar por hectare, queda superior a 10% em relação ao mesmo mês de 2010. No acumulado do início da safra até o começo de outubro, a redução na produtividade agrícola atingiu 18%, comparada com mesmo período na safra anterior.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram