JornalCana

Usinas comercializaram 4,57 bilhões de litros de etanol desde o início da safra

Desse volume, as vendas de etanol hidratado totalizaram 2,86 bilhões de litros

No mês de maio, as unidades produtoras do Centro-Sul comercializaram 2,34 bilhões de litros de etanol, o que representa uma retração de 7,13% em relação ao mesmo período da safra 2021/22.

No mercado interno, o volume de etanol hidratado comercializado foi de 1,39 bilhão de litros, com uma queda de 9,18% em relação ciclo anterior. As vendas domésticas de etanol anidro, por sua vez, totalizaram 847,67 milhões de litros no mês, o que representa um aumento de 0,01% em relação às vendas de maio de 2021.

No acumulado da safra, foram comercializados 2,78 bilhões de litros de hidratado domesticamente (-7,22%) e 1,58 bilhão de litros de etanol anidro (+7,10%).

LEIA MAIS > Safra de cana no Centro-Sul acumula 107 milhões de toneladas

“O etanol contribui para o balanço de oferta e demanda dos combustíveis líquidos, uma vez que oferece ao consumidor uma alternativa à gasolina A, seja diretamente por meio do etanol hidratado ou por meio da mistura do etanol anidro. No mês de maio, os produtores venderam às distribuidoras um total de 2,12 bilhões de litros de biocombustível. A ausência dessa alternativa significaria a necessidade de importação adicional de 1,74 bilhão de litros de gasolina A, apenas para compensar o volume no Centro-Sul. A presença do etanol contribui para balança comercial brasileira, além de gerar maior segurança de abastecimento a partir de um combustível renovável”, explica o diretor técnico da UNICA, Antonio de Padua Rodrigues.

Desde o início da safra 2022/23, as unidades produtoras comercializaram 4,57 bilhões de litros de etanol, o que representa uma queda de 2,53% em relação ao mesmo período da safra anterior. Desse volume, as vendas de etanol hidratado totalizaram 2,86 bilhões de litros (8,38%); já as de anidro, 1,70 bilhão de litros (+9,18%).

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram