JornalCana

Usinas comemoram dia dos cortadores de cana

Hoje é dia dos cortadores de cana, profissão muito importante para o setor sucroalcooleiro. Segundo um trabalho da professora em História Social da Usp/SP, Maria Thereza Peres, no ano de 1942 entre os meses de setembro e outubro, foi instituído o campeonato de corte de cana.

Era um evento ao qual os proprietários de todas as usinas da região haviam aderido a Monte Alegre, Santa Bárbara, Costa Pinto, São Francisco do Quilombo, Raffard, De Cillo e o Engenho Central de Piracicaba. “O campeonato foi idealizado pela direção da Usina Santa Bárbara, e na época apoiado pelo diretor da Usina Monte Alegre, que sediou o primeiro evento, tendo a Usina Santa Bárbara conquistado o 1º prêmio. No ano seguinte, a Usina Monte Alegre foi a vencedora do campeonato realizado na Usina Santa Bárbara.

Nos campeonatos, chegavam a reunir mais de 5 mil pessoas pessoas, onde os concorrentes eram separados de acordo com o sexo e a idade.

“Os primeiros colocados receberam, no ano de 1943, o prêmio de Cr$50,00 (cinqüenta cruzeiros). Aos colocados em segundo lugar foi oferecido um “valioso” podão. Em 1945, outras usinas, como a Tamoio e a Porto Feliz, juntaram-se às demais, provocando uma alteração na extensão do campeonato.

De acordo com a professora, nos anos anteriores, esse evento foi reconhecido como “Campeonato Estadual de Cortadores de Cana” e o Instituto de Açúcar e do Álcool oficializou a atividade em nome das autoridades públicas, apoiando-a e comemorando em 12 de agosto o “Dia do Cortador de Cana”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram