JornalCana

Usinas comemoram 10 anos de certificação ambiental

img4264

A sustentabilidade chegou para ficar no segmento sucroenergético e apesar dos momentos difíceis que atravessa na atualidade, as empresas têm buscado manter suas certificações com a união de todos os colaboradores há uma década. É o que acontece com a ISO 14001, que completou 10 anos em três usinas do país: Santa Cruz (SP), Coruripe (AL) e Guaxuma (AL). De acordo com o registro da unidade, a primeira a ser certificada no país foi a paulista Santa Cruz, em julho de 2002.

Segundo Marcelino Weigmar, coordenador Corporativo Ambiental da Guaxuma, a empresa foi contemplada em 27 de agosto de 2002 com a Certificação Ambiental ISO 14001, com o esforço de todos os funcionários e pleno apoio da diretoria.

No segundo semestre do mesmo ano, a Usina alagoana Coruripe foi certificada nas áreas administrativa, industrial, agrícola e na geração de energia.

Valdir Costa, coordenador do sistema de gestão ambiental da Coruripe, explica que o maior desafio na época foi conquistar a confiança de todos envolvidos e propor a mudança da postura dos colaboradores.

O advogado, Rudinei Pestana, mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, coordenador de Gestão Integrada da Usina Santa Cruz, explica que o grande desafio da área é a conscientização do mercado interno. “O consumidor brasileiro ainda que tenha um pouco de consciência ambiental, parece não estar disposto a se comprometer fazendo sua parte, ou seja, não dá o devido valor para os produtos produzidos a partir de processos ambientalmente corretos, lembra.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram