JornalCana

Usinas batem recorde de exportação de álcool em julho

As usinas de açúcar e álcool do país exportaram em julho um volume recorde de álcool, superando o mês anterior. Foram vendidos 294,451 milhões de litros de álcool, um crescimento de 960% sobre o igual mês do ano anterior, afirmou Plínio Nastari, presidente da consultoria Datagro.

Nos primeiros sete meses do ano, foram exportados 1,233 bilhão de litros, quatro vezes mais os volumes negociados de janeiro a julho do ano passado, de 304,13 milhões de litros. Nos 12 meses de 2003, o setor exportou 656,3 milhões de litros de álcool.

Segundo Nastari, as exportações de álcool devem encerrar a safra 2004/05 em 1,5 bilhão de litros, contra 700 milhões negociados no mesmo período do ciclo anterior. As usinas do Centro-Sul devem embarcar 950 milhões de litros de álcool e o Nordeste deverão exportar 550 milhões de litros.

O mercado americano é o maior comprador do álcool anidro brasileiro exportado. Os Estados Unidos estão ampliando o seu mercado de álcool combustível. A produção daquele país está estimada em 10 bilhões de litros.

A expectativa é de que os embarques se desacelerem no segundo semestre deste ano, observou o consultor. “Os ritmos elevados de venda no primeiro semestre foram para honrar os contratos fechados quando a expectativa de estoques era de bons volumes”, disse.

Na primeira quinzena do mês de agosto, o balanço dos embarques estava em 90 milhões de litros de álcool, de um total estimado para o mês de 160 milhões de litros, segundo previsões da Bioagência.

De acordo com a Bioagência, os embarques deverão ser menores até o final do ano e os volumes embarcados serão de álcool hidratado para atender às indústrias de bebidas, químicas e farmacêuticas.

Apesar da colheita prejudicada pelo clima chuvoso, Nastari não acredita que o abastecimento de álcool poderá ser comprometido por conta do aumento das exportações. A safra de cana 2004/05 está estimada em 320 milhões de toneladas no Centro-Sul do país e acima de 60 milhões de toneladas na região Nordeste, de acordo com estimativas da União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo (Unica).

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram