JornalCana

Usinas aceleram moagem no Centro-Sul

Levantamento feito pela União da Agroindústria Canavieira de São Paulo(Unica)aponta que, até sexta-feira, 189 usinas da região Centro-Sul já entraram em operação. Em São Paulo, responsável por 60% da produção sucroalcooleira do país, 115 unidades estão fazendo a moagem da safra, o que corresponde a 82% do total de usinas paulistas.

Hoje, as usinas destinam metade da oferta de cana-de-açúcar para a produção de etanol e a outra metade para a produção de açúcar. Desde que iniciaram a moagem da cana na atual safra, o preço do álcool anidro caiu 20%, tendo chegado a R$ 1,05 na semana passada.

O Ministério da Agricultura e Pecuária informou na sexta-feira que o cultivo de cana no país deve crescer 50% nos próximos oito anos, para atender à demanda por álcool pela frota de carros flexfuel. A expectativa é que a área plantada cresça em 3 milhões de hectares nesse período. Hoje a área plantada com cana corresponde à cerca de 6 milhões de hectares. O consumo de etanol no Brasil hoje é de 15 bilhões de litros por ano e a previsão é que essa demanda suba para 27 bilhões litros até 2014.

Conforme o ministério, boa parte dessa expansão se dará com investimentos estrangeiros, especialmente de países asiáticos e europeus. As usinas do setor constroem atualmente 51 novas usinas e há estudos para a construção de outras 100. A maioria delas se destinará à produção de álcool combustível. Hoje existem no país em torno de 300 usinas sucroalcooleiras.

Outra demanda que também é avaliada com calma pelo setor produtivo é

substituição do gás natural pelo etanol, para fazer frente à crise do gás natural provocada pela nacionalização das reservas bolivianas pelo governo daquele país. Há estimativas de que essa substituição provocará uma demanda de 1,5 bilhão de litros por ano a partir de 2007.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram