JornalCana

Usina Vitória é arrendada por 10 anos em Palmares, PE

Empresários que se identificaram como associados a holding paulista Bertin disseram, na semana passada, que firmaram um contrato de arrendamento da Usina Vitória, localizada em Palmares, PE, por dez anos, com possibilidade de aquisição após este período. O Grupo Bertin, procurado pela reportagem, não se manifestou.

Atualmente, a usina produz apenas açúcar para o mercado interno. O arrendamento contemplaria a instalação de uma destilaria para produção de etanol, até 2012, além de unidades para geração de bioenergia e produção de briquetes de bagaço de cana, comercializados para queima em padarias, pizzarias e restaurantes.

Na safra 2008/09, a usina processou 300 mil toneladas de açúcar, 200 mil a menos do que no ciclo anterior. Este ano, a estimativa é de 400 mil toneladas. Apesar da moagem baixa, a unidade, que fica a 125 quilômetros de Recife, desempenha importante papel social na região onde atua, absorvendo a produção dos pequenos e médios fornecedores de cana de Palmares, Joaquim Nabuco, Catende e Maraial.

Segundo o presidente do Sindaçúcar-PE, Renato Cunha, “grandes grupos do Sul do Brasil estão procurando verticalizar operações e buscam valor agregado no Nordeste, região que apresenta custos de produção mais altos, em função do clima e topografia, mas, em contrapartida, assegura viabilidade no escoamento da produção e mercados compradores contínuos”.

“Os empresários se apresentaram como associados ao Grupo Bertin, que tem grande experiência no segmento de carne, leite e geração de energia. Eles são bem vindos a Pernambuco, estado onde o setor sucroalcooleiro é bastante viável. Será bom também para a Usina Vitória, que possui um papel social estratégico, gerando empregos diretos e indiretos”, disse Cunha.

O Grupo Bertin, que não se manifestou sobre a participação de sócios da holding na negociação com a unidade de Palmares, possui investimentos no setor de bioenergia em Mato Grosso do Sul. Em 2007, se uniu ao grupo São Marcos Energia para implantação da Unidade Termoelétrica de Biomassa da São Fernando Açúcar e Álcool, instalada na zona rural do município de Dourados, MS.

O empreendimento gera hoje aproximadamente 2 mil empregos diretos e indiretos. A primeira safra da usina começou em meados de junho deste ano, com previsão de colheita de aproximadamente 20 mil hectares de cana. De acordo com o superintendente da São Fernando, Paulo Escobar, a expectativa é que atinja 50 mil hectares nos próximos anos.

A UTB da São Fernando foi projetada para processar 4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra, quando atingir plena capacidade, em 2017. A partir daí, a unidade estima produzir 114 MWh de energia elétrica, sendo 35,7 MWh para consumo próprio e 78,2 MWh excedentes para a venda ao mercado de energia.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram